Moradores criam o próprio Conseg

0
873

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

Moradores da Rua Araçatuba criaram há cerca de dois meses uma espécie de Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) para tratar dos problemas de segurança. O “conseguinho” surgiu para tentar minimizar os crimes que ocorrem na Rua Araçatuba, principalmente nas imediações da Praça Otavio Velásquez. No último sábado, dia 16 de julho, cerca de 30 moradores se reuniram na Biblioteca Infanto-juvenil Cecília Meireles, para fazer um balanço sobre o plano de segurança aplicado na rua.
Depois de sofrer diversos assaltos residenciais, seqüestros, furto de veículo, o morador da Araçatuba, Antonio Marmo Tótoli decidiu tomar uma providência. Conversando com alguns vizinhos, Marmo descobriu que mais de 8 casas já tinham sido assaltadas, e decidiram em conjunto elaborar um plano de segurança. Há dois meses esses moradores contrataram a CJ, empresa de segurança patrimonial e, desde então, não houve sequer mais nenhum registro de delito. Para Tótoli a segurança é um item que deve estar inserido no dia-a-dia. “Antes de contratarmos a CJ, os moradores da Rua Araçatuba sofriam diariamente com, pelo menos, três furtos de veículos ou residências. Tivemos que tomar essa iniciativa, custeando a segurança particular e que, até agora, tem dado 100% de resultado”,comemora o morador, ressaltando a necessidade de mais moradores aderirem ao conselho.
O capitão da 1ªCompanhia do 4ºBatalhão de Polícia Militar Metropolitano (4ºBPM/M), Edmilson Miranda, que participou pela primeira vez do encontro, ouviu atentamente as queixas dos moradores. Eles querem o fechamento por grade da viela da Praça Otavio Velásquez, um dos pontos mais críticos da região. O capitão Miranda se prontificou a conversar com o Subprefeito da Lapa, Paulo Magalhães Bressan para resolver essa questão. “O subprefeito já sinalizou o interesse em colocar grades na viela. Vamos resolver esta questão, que há anos incomoda não só os moradores mas também os policiais que fazem a ronda na região e que sempre encontram delinqüentes usando drogas”, afirmou Miranda.
Mais informações sobre as reuniões antonio.marmo@consist.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA