Novas instalações do Senai para alimentos

0
1116

Foto:

Paulo Bressan, Paulo Skaf, Fábio Paulo Ferreira e Francisco Ribeiro

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Horácio Augusto da Silveira (Senai Barra Funda), especializado em cursos de qualificação para a indústria alimentícia, inaugurou cinco novos laboratórios, para desenvolvimento de produtos, controle de qualidade, análise sensorial, microbiologia (para análises biológicas), bromatologia (análises físico-químicas). O Senai Barra Funda também instalou uma planta de pasteurização de alimentos líquidos (sucos e laticínios), totalmente automatizada. Trata-se de uma minifábrica com equipamentos italianos e brasileiros de última geração, onde os alunos poderão trabalhar na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e no aperfeiçoamento dos derivados de leite e frutas.
Segundo o monitor Elieste Silva Júnior, a pasteurização de massas alimentícias aumenta a vida de prateleira da mercadoria de três para 30 dias. O monitor explicou que o aluno conta com uma câmara de secagem como se estivesse numa indústria.
O investimento da modernização do Senai de R$ 4,764 milhões permitiu a criação do inédito Curso Técnico em Processamento de Alimentos, no qual os cerca de 240 estudantes são habilitados a coordenar o desenvolvimento de processos produtivos seguros ao consumidor e ao meio ambiente, de acordo com as normas de segurança e higiene. O curso gratuito tem dois anos de duração.
Segundo a coordenadora pedagógica Maria Alice Binotto, o Senai Barra Funda também oferece os cursos de treinamento específico, de curta duração, voltados a profissionais que já atuam no mercado de trabalho (Educação Continuada), entre eles padeiro, confeiteiro, bolos e pães naturais, pizza, fabricação de sorvetes, chocolataria, decoração de bolos, salgados, manipulação higiênica de carnes frescas e temperadas, frutas, hortaliças e laticínios. Cerca de 60 alunos por mês freqüentam estas aulas de curta duração.
Em cerimônia no Senai Barra Funda, na última terça-feira, dia 22 de março, estiveram presentes o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, o diretor regional do Senai, Luis Carlos de Souza Vieira, os diretores do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Distrital Oeste (Ciesp-Oeste), Fábio Paulo Ferreira, Carlos Bittencourt e Nelson Aparecido Bueno de Camargo, além do subprefeito da Lapa, Paulo Magalhães Bressan.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA