Poupatempo da Lapa divide opiniões

0
671

As discussões em torno do futuro Poupatempo da Lapa, a ser instalado no segundo semestre na grande área da rua Guaicurus 1000 – onde funcionam a Subprefeitura e o Espaço Cultural Tendal – ocuparam boa parte da reunião do Conselho de Segurança da Lapa (Conseg), realizada na segunda-feira, 27.
Convidado a explicar para a comunidade detalhes do projeto, o superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg, confirmou que a escolha do local para essa nova praça de serviços, idealizada pelo governo estadual, baseou-se em critérios técnicos. “Levamos em conta fatores como localização geográfica, malha viária, existência de farto transporte coletivo, estrutura física do imóvel, entre outros aspectos”, explicou Annenberg. “Ao analisar cada um desses itens, reforçava-se a tese de que o prédio da Guaicurus era, de fato, a opção ideal”.
O encontro promovido pelo Conseg contou com a participação de vários ativistas pró-Espaço Cultural Tendal, que será desativado, com a promessa da subprefeitura de transferir as oficinas e outras atividades para um antigo prédio na esquina da Guaicurus com a Rua do Curtume. “Por tudo o que o Espaço Cultural significa, entendo que ele deveria ter sido preservado, coexistindo com o Poupatempo”, disse Eliana Pieroni, que participou da criação da Casa de Cultura, em 1989. Segundo Annenberg, essa coexitência não é possível, pois o projeto do Poupatempo Lapa requer uma área bastante ampla, o que inclui todo o prédio da Guaicurus.
Os oficineiros, inconformados com a desativação, temem que o novo prédio cedido pela prefeitura demore a ser transformado em espaço cultural. “Basta dizer que ainda existe uma placa de ‘vende-se’ na fachada desse imóvel”, aponta Paulo Kauy, que na gestão de Marta Suplicy coordenou o espaço cultural lapeano.
O subprefeito da Lapa, Paulo Magalhães Bressan, rebateu as críticas e defendeu a instalação do Poupatempo. “Não é um projeto que diz respeito apenas ao bairro. É algo mais amplo, que beneficiará varais áreas da região Noroeste. Posso assegurar que muitas subprefeituras gostariam de poder contar com um equipamento como esse”, afirmou Bressan.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA