Voto Distrital já

0
740

A importância de um bairro não está somente em sua gente, cultura, serviços e economia. Um bairro que necessita de tantas realizações precisa de força política para conseguir levar adiante suas reivindicações. Para tanto, se faz cada vez mais necessário ter um representante para a Lapa nas instâncias de poder. Os moradores mais antigos dizem sempre que o último político da Lapa, que trabalhou efetivamente para o bairro, foi Ermano Marchetti, pelos idos da década de 50. De lá para cá, a desunião política dos lapeanos tem sido a marca registrada do bairro.
Uma das soluções para esta infeliz questão seria a implementação legal do voto distrital, ou seja, os moradores votariam num representante de seu bairro. Os partidos políticos lançariam candidatos da região para serem votados por esta mesma região. Desta maneira, teríamos alguém para cobrar soluções aos graves problemas cotidia-nos que enfrentamos. A comunidade estaria, portanto, mais próxima do seu representante, que teria de prestar contas dos seus atos em relação à Lapa.
As autoridades competentes se recusam a apreciar o projeto de mudança eleitoral, mas os lapeanos na prática podem votar por um candidato do seu distrito. É necessário apoiar um representante local independentemente de seu partido. O que interessa aos lapeanos é a sua região. Para o ano que vem, será preciso apresentar um membro que represente as aspirações do bairro junto à Câmara Municipal de São Paulo. Em seguida, votar neste homem ou mulher.
Atualmente, é impossível cobrar de qualquer vereador na Câmara, pois nenhum deles é a expressão da Lapa. Não existe meios de conseguir apresentar qualquer projeto de interesse do bairro porque não há nenhum vereador na Casa que entenda como funcio-na a Lapa – a não ser que haja alguém que tenha nascido ou que resida aqui. Um membro da comunidade na Câmara Municipal seria uma vitória para todos os moradores do bairro.
Na quarta-feira passada, em debate no Fórum Lapeano da Cidadania – cujo cerne de seu movimento é o voto distrital -, integrantes da comunidade lapeana propuseram que sejam ensinados aos alunos nas escolas da região o que é voto distrital e qual a sua importância para a comunidade. A iniciativa é louvável, mas falta ainda um maior número de pessoas do bairro para se discutir mais profundamente o assunto e amadurecer uma idéia e um programa escolar. Também é necessário maior participação de cidadãos nas reuniões de entidades lapeanas, reconhecidamente legítimas e que queiram melhorias no bairro.
Quem quiser se unir com a comunidade para concentrar esforços num representante local nas próximas eleições, basta ligar para 3862-7737 e falar com o presidente do Fórum Lapeano da Cidadania, Mário Hermelino Ferreira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA