Serviço espera por|deficientes

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Gerente: falta procura na Central de Libras e Cássio diz que região tem 47 mil deficientes

A Subprefeitura da Lapa foi a primeira a receber o atendimento exclusivo para deficientes auditivos (projeto piloto) há cerca de oito meses. O serviço foi recentemente expandido para outras subprefeituras, mas segundo a gerente da Praça de Atendimento da Sub Lapa, Patrícia Farias da Silva, até o momento ninguém procurou a Central de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) instalado na praça da Rua Guaicurus, para facilitar o acesso de deficientes auditivos aos serviços da Prefeitura. “Acredito que a falta de procura é porque ou os deficientes comparecem acompanhados ou pedem para outras pessoas resolverem os problemas na Subprefeitura”.
O serviço exclusivo conta com profissionais da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida que ficam na Central de Libras (interpretes e guia-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais) para o atendimento online. Ao receber um deficiente auditivo, o funcionário da Praça de atendimento acessa, por meio de computadores equipados com webcam, a atendente da Central de Libras Central (online) que se comunica com o deficiente na linguagem de sinais, traduzindo para o funcionário a solicitação. A informação é repassada pelo funcionário da Sub à atendente que traduz para o deficiente a informação, completando o atendimento (de segunda a sexta-feira, entre as 8h e às 17h).
Cássio Machado Gregório completa o serviço de inclusão. Com baixa visão, desde outubro de 2009 ele está no projeto piloto de atendimento aos outros tipos de deficientes. “Aqui o deficiente que mora na região da Lapa pode obter todo tipo de informação e encaminhamento”, explica Cássio que atende das 8h às 16h. Outras informações pelo telefone 3396-7512 ou na Rua Guaicurus, 1000.

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