Histórias de 60 anos

0
1002

Duas tradicionais e renomadas entidades regionais comemoram aniversário de fundação, celebrando a chegada aos 60 anos de atividade. Uma delas é a Distrital Lapa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP-Lapa). A outra é a Associação Amigos da Vila Ipojuca. A primeira nos coloca diante do que chamamos associativismo corporativo, ou seja, o leque de instituições que representam setores da atividade humana (comércio, indústria, profissionais liberais etc). A segunda nos leva ao universo do associativismo regional que emergiu com força e representatividade a partir dos anos 50 e fincou sólidas raízes na Lapa e bairros vizinhos, nos legando gerações de líderes comunitários.

O jantar de aniversário da ACSP Lapa, realizado na terça-feira, 8, reuniu 500 pessoas que, juntas, celebraram os 60 anos da entidade e os 421 anos da Lapa. A história dessas seis décadas é permeada por inúmeros capítulos de grande valor. São episódios , por exemplo, de defesa da livre iniciativa, em particular da pequena e média empresa. Um bom exemplo disso pode ser encontrado na bem sucedida luta pelo fim da CPMF, bandeira que Distrital Lapa abraçou em sintonia com as diretrizes da Associação Comercial de São Paulo. Igualmente vencedora, foi a luta da entidade em prol de interesses comunitários como a criação do Pelezão, do Fórum da Lapa e, mais recentemente, pela reabertura do Hospital Sorocabana. Também é relevante o interesse da ACSP-Lapa em colocar em primeiro plano o espírito de confraternização (moradores, famílias), apoiando ações como homenagem ao Dia da Mulher, Natal Comunitário e Programa Ação Lapa, entre outras.

É por conta dessa história, dessa sintonia com o empreendedorismo e com os interesses comunitários, que a ACSP-Lapa faz de sua festa anual um momento de homenagem ao empreendedorismo (entrega do Prêmio Destaque Empresarial) e à vida em comunidade (Prêmio Destaque Comunitário).

Não menos significativa é a trajetória da Associação Amigos da Vila Ipojuca (Assavi), uma das poucas entidades do associativismo regional a possuir sede própria. No passado, bandeiras levantadas pela Assavi resultaram no pleno desenvolvimento do bairro no tocante às grandes obras de infraestrutura, bem como na implantação de postos de saúde, escolas, entre outros. Hoje, a entidade ainda luta por equipamentos (UBS, Sorocabana), batalha por serviços de zeladoria e mostra resultados aos moradores do bairro.

Às sexagenárias ACSP-Lapa e Assavi cabe não apenas um abraço de parabéns, mas o profundo reconhecimento de todos nós em relação a essa grande e bela história vencedora que continuará a ser escrita nos livros da vida da gente.

COMPARTILHE
Artigo anteriorEDUCAÇÃO
Próximo artigoA nossa casa

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA