Secretaria prorroga Campanha de Vacinação

0
915

Foto:

A meta da campanha é vacinar 2,5 milhões de pessoas na cidade de São Paulo

A Campanha de Vacinação contra a gripe (vírus Influenza) foi prorrogada até 23 de maio, devido a baixa cobertura vacinal. Segundo a Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) da Secretaria Municiupal da Saúde, de 22 de abril a 8 de maio foram aplicadas 1.258.964 doses da vacina contra o vírus Influenza, o equivalente a 39,4% do público-alvo. A meta é vacinar 2,5 milhões de pessoas durante a campanha, que correspondente a 80% do público alvo. 

O objetivo é reduzir os casos de complicações e óbitos causados pela doença nas pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, gestantes, população indígena, crianças na faixa etária de 6 meses e menor que 5 anos, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas) e quem tem doenças crônicas. Quem não tomou a vacina deve comparecer a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região para a imunização, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

São necessárias duas semanas para que a vacina comece fazer efeito. Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza. Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose. Ao receberem a vacina pela primeira vez, crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem receber duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.

A secretaria lembra que o contágio da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias das pessoas contaminadas, ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples como lavar com frequente as mãos, usar lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados também ajudam na prevenção.

A vacina está disponível nas unidades de saúde. A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou pelo site da Prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br/covisa). 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA