Mais água no café

0
977

Com 13,2 % de armazenamento no Sistema Cantareira, que abastece boa parte da região Metropolitana (cerca de 9 milhões de consumidores na Grande São Paulo), a crise hídrica preocupa cada vez mais a comunidade que busca explicações para o caos anunciado. As represas vêm secando desde o final do ano passado e chegaram aos níveis alarmantes com a falta de chuvas. 

A situação é grave, mas o governo ainda descarta o racionamento. A interligação de represas para garantir o abastecimento da região Metropolitana tem gerado polêmica entre São Paulo e Rio de Janeiro. Em ano eleitoral, a população fica sem entender essa guerra d’água que parece não ter fim. 

O assunto “água” é comum nas rodas comunitárias por sua importância para a vida humana. O líquido é necessário para nossa sobrevivência e necessidades básicas como matar a sede, cozinhar, higiene pessoal, limpeza da casa e por aí vai. 

Diante da pior crise dos últimos 84 anos, a Página Editora e Jornal da Gente trazem para o Café com a Comunidade, de quinta-feira, a gerente de gestão das relações com os clientes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Samanta Souza, para falar sobre o tema. Será uma oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o abastecimento e mitos e verdades sobre o nível de armazenamento do Sistema Cantareira que deu origem a uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de São Paulo. 

Em ano eleitoral, a água virou um dos principais temas de debate na campanha de alguns candidatos, até porque o governador Geraldo Alckmin também concorre à reeleição. Durante sua visita ao Sesi Leopoldina esta semana, o candidato ao governo do Estado, Paulo Skaf, foi questionado por jornalistas e evitou polemizar o assunto. Apenas lembrou que precisamos colaborar e economizar água. Ele está certo. Não temos outro caminho, só economizar, até que a chuva caia pra valer.

Uma boa notícia foi anunciada na terça-feira, a Sabesp informou que obteve a autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento Estadual de Água e Energia Elétrica (DAEE) para iniciar a obra de captação da segunda cota da reserva técnica do Sistema Cantareira, mas ainda sem data para início dos trabalhos. 

Samanta poderá ser uma luz no fim do túnel para esclarecer muitas dúvidas sobre o abastecimento. Seja como for, a economia de água vai ajudar em muitas coisas, até a garantir o nosso café da manhã. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA