Prefeito visita central de compostagem da Sub Lapa

0
1808

Foto:

Haddad acompanha a retirada de adubo ecológico do projeto piloto da Subprefeitura

O prefeito Fernando Haddad visitou na terça-feira (15) a primeira central de compostagem do programa Feiras e Jardins Sustentáveis, na Subprefeitura Lapa. O secretário Simão Pedro acompanhou o prefeito.
O projeto de compostam é uma iniciativa da Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), em parceria com a Subprefeitura Lapa e a empresa Inova – responsável pelos serviços de limpeza nas regiões norte, oeste e central do município. Desde setembro, o pátio piloto (de 3 mil m² da Subprefeitura, na Lapa de Baixo) recebe cerca de 35 toneladas semanais de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras) coletados em 26 feiras da região – que deixam de ser descartados em aterros sanitários.
O material reciclado é transformado em adubo ecológico. O primeiro lote de adubo foi retirado da compostagem. Uma amostra foi entregue ao prefeito. “Esse equipamento é o primeiro da cidade de São Paulo. Para uma metrópole, é muito importante recolher os resíduos das feiras e descartar de forma correta, economizando o aterro sanitário. Temos estudos que mostram que podemos reduzir em 10%, 15% e 20% o volume do que é destinado hoje para os aterros”, disse o prefeito, destacando a parceria do subprefeito da Lapa, José Antonio Queija, por contribuir na diminuição de investimentos e aumentar a vida útil dos aterros. “O que estamos fazendo aqui é paradigma para o mundo, não só para a América Latina”, afirmou Haddad.
O pátio piloto do programa Feiras e Jardins Sustentáveis da Lapa adota um sistema de compostagem de resíduos orgânicos baseado em método criado pela Universidade Federal de Santa Catarina e o Cepagro (Centro de Promoção e Estudos da Agricultura de Grupo). Os resíduos coletados pela Inova nas feiras livres são separados e depositados em leiras (canteiros preparados para o recebimento desses resíduos), depois cobertos por camadas de palha de grama. O coordenador de resíduos orgânicos da Amlurb, Antonio Storel Junior explicou que o sistema propicia o surgimento de bactérias e fungos que degradam a matéria orgânica de forma controlada, sem exalar mau cheiro ou atrair insetos. “Os resíduos de poda triturada garantem que o ar continue circulando, o que é fundamental para o êxito do processo”.
O secretário municipal de Serviços, Simão Pedro Chiovetti, disse que o pátio da Lapa servirá como referência para outros pátios e quatro centrais de compostagem que a Prefeitura pretende implantar no município no próximo ano, diminuindo os custos com transporte dos materiais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA