São Paulo de oportunidades

0
1749

São Paulo é uma cidade que tem de tudo, mesmo assim a sétima edição da pesquisa de Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (IRBEM) revela que a percepção da qualidade de vida na capital piorou para 36% dos paulistanos em 2015. O levantamento realizado pelo Ibope Inteligência, a pedido da Rede Nossa São Paulo e da FecomercioSP, traz também o nível de confiança da população em órgãos como Prefeitura, Câmara Municipal, Polícia Militar, Tribunal de Contas, Poder Judiciário, Sabesp, Governo Estadual além de avaliação dos serviços públicos.
Quando questionados sobre ações e medidas importantes para diminuir a violência na cidade, 34% acreditam que seria importante combater a corrupção na polícia e presídios, para 33% é preciso aumentar o número de policiais nas ruas, 30% acham que é investir em educação de qualidade para jovens de baixa renda e 29% criar oportunidades de trabalho para jovens de baixa renda.

A pesquisa foi divulgada na terça-feira, uma semana antes do aniversário do São Paulo. O resultado não é satisfatório para o prefeito Haddad que busca a reeleição. O índice pode servir de reflexão para a atual gestão municipal. Quando analisada a percepção do paulistano, 56% consideram ruim ou péssima a atual administração municipal, contra 40% registrados em 2014.

Já quanto a crise hídrica 67% acreditam que a Sabesp é a principal responsável (ante 61% na edição anterior) e 23% atribuem essa responsabilidade ao governo do Estado de São Paulo (ante 30% do ano passado).

As áreas de maior insatisfação estão relacionadas às instituições governamentais, tais como infância e adolescência, transporte e trânsito, acessibilidade para pessoas com deficiência, segurança, assistência social, desigualdade social, transparência e participação política.
A Câmara Municipal também não escapou e foi avaliada por 71% dos entrevistados como ruim ou péssima; na pesquisa anterior eram 55%.

O pior dessa história é que 68% dos entrevistados declaram que mudariam de cidade se pudessem, contra 57% do ano passado. Parece que a insegurança na conjuntura econômica do País e os problemas apontados na gestão municipal têm influencia nos moradores quanto à questão de bem estar na Cidade. Saúde (4,5) e Educação (4,1) permanecem em patamar abaixo do ideal. Com exceção de religião e espiritualidade, as 25 areas analisadas sofrem queda.

A plataforma de pesquisas PiniOn fez outro levantamento sobre o que os paulistanos mais gostam na cidade. A iniciativa da prefeitura em ampliar as faixas exclusivas para ônibus no ano passado foi a ação mais votada (18%). A criação do bilhete único para desempregados e a implementação do Wi-Fi livre ocupam a segunda posição (13%). A maioria definiu a Cidade com uma única palavra: diversidade.

O que não se pode confundir é a Cidade com a avaliação dos seus governantes.
São Paulo é mesmo uma terra de diversidade e oportunidades. Basta ter vontade para ir à luta e explorar seus encantos. Parabéns São Paulo pelos seus 462 anos!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA