Corredor é reprovado por comerciantes

0
874

Foto:

Comerciantes da Guaicurus e diretores do Fórum Lapeano

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Os lojistas que trabalham na Rua Guaicurus estão preocupados com as proibições do novo corredor de ônibus, que liga o bairro ao centro da cidade. Segundo eles, se medidas corretivas não forem rapidamente tomadas, o comércio na rua fechará suas portas. Os comerciantes procuraram o Fórum Lapeano da Cidadania para tentar rediscutir o problema.
De acordo com a avaliação do presidente da entidade, Mário Hermelino Ferreira, em duas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg-Lapa), realizadas no segundo semestre de 2002, ficou acertado que os carros poderiam estacionar das 9 às 17h no lado direito da Guaicurus. Nos horários entre 6 e 9h, e das 17 às 20h, a parada de veículos seria proibida para que os ônibus trafegassem exclusivamente pelo corredor.
Entretanto, desde a inauguração do Passa Rápido Pirituba/Lapa/Centro, nenhum carro pode estacionar do lado direito em toda a extensão da Guaicurus. O resultado dessa mudança, segundo Ferreira, foi o fechamento do tradicional Bar Mercearia – que ficava na altura do número 100 da rua – depois de quase 45 anos de atividade. “As lojas, principalmente do início da Guaicurus, estão vazias porque os clientes não podem parar seus carros em frente ao comércio e comprarem seus produtos”, afirmou o presidente do Fórum.
Ferreira disse que se encontrou em duas oportunidades no final do ano passado com representantes da Companhia de Engenharia de Tráfego e da Subprefeitura da Lapa, mas acredita ser mais eficaz levar as reivindicações dos comerciantes à empresa responsável pelo corredor, São Paulo Transporte (SPTrans).
Os comerciantes também pediram a mudança do nível do piso do lado direito da Guaicurus. Segundo eles, os dois acidentes com ônibus, ocorridos nos dias 29 de dezembro e 2 de janeiro, provocaram ferimentos em cinco pessoas. A SPTrans colocou tachas na altura do número 98 da rua para indicar a curva perigosa no trecho aos motoristas de ônibus.
O presidente do Fórum Lapeano da Cidadania também irá pedir a instalação do redutor de velocidade para evitar outros acidentes no local.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA