Jovens Empreendedores debatem associativismo

0
991

Foto:

Andre Sanchez Jr e Reginaldo de Jesus Broá

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

O Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa (ACSP-Lapa) foi palco do debate sobre experiência empreendedora e associativismo na última terça-feira. Os presentes também acompanharam um breve histórico da carreira Ronaldo Cecchetto, que começou sua vida de empresário com muitas dificuldades até chegar ao sucesso na SDM Abraçadeiras, empresa no ramo de plástico, localizada em Pirituba.
Cecchetto começou sua vida profissional como ferramenteiro na multinacional inglesa Hellermann, líder mundial na produção de abraçadeiras de plástico. Na Hellermann, exerceu as funções de encarregado e gerente durante 10 anos. Em 1997, decidiu abrir sua própria empresa, com muita dificuldade. “Troquei um salário fixo, décimo-terceiro, férias e outros benefícios, para começar do nada. Até 2000, tive de aprender a administração e conhecer o mercado para conseguir vender meu produto-alvo”, relata o empreendedor, lembrando que, no início, sobrava muito pouco para si, pois tudo que ganhava revertia como investimento na SDM, principalmente maquinário, ampliação da unidade fabril e vendas.
Hoje a empresa conta com 14 modelos próprios, incomodando os quatro concorrentes que produzem abraçadeiras de plástico. O empresário ensinou que existem três fatores para o seu sucesso: inteligência para procurar saídas, nunca se acomodar para não se entregar facilmente e sorte porque quem persiste consegue bons profissionais, bons clientes e ótimos relacionamentos.

Associativismo

O consultor do Projeto Empreender, André Gil Sanchez Júnior, proferiu a palestra “A Importância do Associativismo para o Empreendedor”, informando que a grande novidade neste século é a união de pequenas e médias empresas para conseguir sobreviver num mercado competitivo. O especialista disse que existe ainda o medo de compartilhar entre companhias concorrentes. “Precisamos de início quebrar velhos paradigmas, que impedem a união para o crescimento”, explica Sanchez Júnior.
Segundo ele, os próximo cinco anos mudarão mais rápido do que os últimos 30 por causa da revolução da tecnologia, sobretudo nos setor da comunicação, com internet, celulares e outros aparelhos eletrônicos que facilitam a informação. “Os preços tendem a ser cada vez mais ditadas pelo mercado e menos pelas empresas. Para conseguir aumento das margens de lucro e também redução de custos é necessário trabalhar em conjunto”, garante.
Reginaldo de Jesus Broá, sócio do Grupo Funcional, no segmento de recursos humanos, disse que o Projeto Empreender auxiliou sua empresa e o Núcleo de Recursos Humanos a trocar experiências, traçar estratégicas, encontrar soluções conjuntos, recuperação de margem de lucro e redução de 25% dos custos, treinamento para os funcionários de RH, além de um representante no Fórum do Trabalho. “Sozinhos, não chegaríamos a lugar algum”, disse o empresário.
O coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACSP-Lapa, Carlos Medeiros, disse que pretende levar todos estes conhecimentos aos estudantes das faculdades da região. Quem quiser mais informações sobre o assunto pode ligar para 3837-0544 e 3837-0174. A ACSP fica na Rua Martin Tenório, 76 – 1º andar, Lapa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA