Furto de veículos é alto na região

0
702

Foto:

Furto de veículos é alto na região

Desde março, com a divulgação mensal dos dados da criminalidade por Distrito Policial, fica claro que os comandos locais da Polícia Civil e Polícia Militar têm pela frente um grande desafio: fazer desabar os índices de furto e roubo de veículos na região da Subprefeitura da Lapa.
Em maio, na área de cobertura do 7º Distrito Policial (DP) e da 1ª Companhia do 4º Batalhão da PM (bairros como Lapa, parte da Pompeia, Vila Romana, Vila Ipojuca e Lapa de Baixo), foram furtados 158 veículos, número praticamente idêntico ao de março (160) e superior ao de abril (125). Nos primeiros cinco meses do ano, a delegacia registrou, no total, 693 veículos furtados e 212 roubados (37 em março, 44 em abril e 58 em maio). Nenhum outro Distrito Policial registrou números iguais ou superiores.
Na reunião do Conselho Comunitário de Segurança da Lapa (Conseg), realizada segunda-feira, 27, já com os números da criminalidade de maio disponíveis na internet, o assunto foi tratado de forma não prioritária. Grande parte do encontro foi destinada à discussão de problemas de zeladoria e Operações Urbanas.
No 23º DP (Perdizes/Pompeia), a situação também é preocupante, com 570 furtos em cinco meses. Em março foram 104, em abril 175 e em maio 97. Ainda em maio foram roubados nessa área 45 veículos, contra 30 em abril e 34 no mês de março. De janeiro a maio foram roubados nessa área 185 veículos. Na região do 91º DP (Leopoldina) foram registrados 67 furtos em maio, contra 65 em março e 48 em abril. Nos cinco primeiro meses de 2011, 123 veículos foram roubados.
Moradora da Rua Catão, Luciana Chiodi, conta que sua “mãe teve o veículo furtado, estacionado na porta de casa, numa quarta-feira, às 15hs, no mês de abril de 2011. E ninguém viu nada, nem as crianças que ficam na garagem do orfanato. Incrível… Não precisa estar de noite para ocorrerem esses furtos. Tenho um bebê de 8 meses e morro de medo de chegar e sair de casa depois do ocorrido. Antes eu só ficava apreensiva a noite. Depois desse furto em plena luz do dia, percebi o quanto estamos vulneráveis por aqui”.
O comandante da 1ª Companhia do 4ºBatalhão da PM, capitão Marlon Luiz Silva disse que ações preventivas, como bloqueios, foram adotadas. O delegado do 7º DP, Rubens Barazal, informa que existem investigações em curso, mas que elas, por natureza, demandam tempo. As ruas mais visadas na região são: Barão do Bnanal, Raul Pompéia, Guiará, Aurélia e Guaricanga.  Dados fornecidos pelo 4º Batalhão da PM mostram que no mês de junho o número de furtos na área do 7º diminuiu: 112 casos registrados. Na área do 23º DP foram 107 ocorrências e 58 na região do 91º DP. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA