Vigia sem cadastro|ficará irregular

0
786

Foto:

City Lapa será um dos próximos locais a receber as rondas do Dird

Os policiais do Departamento de Investigação e Registros Diversos da Polícia Civil (Dird) já intimaram 87 vigias da região da Lapa para comparecer ao órgão e fazer o cadastro. Segundo o diretor do Dird, delegado Aldo Galiano Junior, 11 deles já se cadastraram. Depois de cadastrar cerca de 500 vigilantes de rua no Jardins e Tatuapé, Galiano pretende estender a medida para toda a cidade.

O trabalho tem o objetivo de identificar cada profissional. “A meta é cadastrar em um ano os cerca de seis mil vigias autônomos que trabalham nas ruas da capital paulista. Os vigias estão sendo intimados a se cadastrar porque poucos compareceram espontaneamente para fazer o registro no Dird”, justifica o diretor do Dird.

Galiano conta que depois que a polícia identificou um foragido da Justiça baiana trabalhando como vigia de rua nos Jardins, acendeu a luz vermelha. “Ele estava condenado por quatro homicídios na Bahia. O cadastramento tem o objetivo de oferecer mais segurança aos moradores. Se o cara não for idôneo, não tem coisa melhor para o bandido”, afirma Galiano.

Prazo
Após a intimação, o vigia tem prazo de 30 dias para apresentar a documentação. “Ele tem que comparecer ao Dird com os documentos pessoais (CPF, RG, Título de Eleitor), prova de residência e três fotos 3×4. A carteirinha sai na hora. A validade é anual. Todo ano ele tem que ir a delegacia para renovação. Na renovação, a gente vai ver se tem alguma reclamação de morador. Dependendo da reclamação ele pode ter a credencial cassada”, explica o delegado.

Os profissionais serão cadastrados por rua. “Isso vai evitar conflito entre eles”.

Galiano esclarece que o cadastro não dá direito ao vigia de intimidar o morador a pagar pelo serviço. “Não vamos admitir que uma pessoa seja obrigada a pagar. As denúncias devem ser feitas pelo telefone 181, que serão direcionadas para nós”, avisa Galiano.

Outra novidade é que tem um projeto em andamento para regularizar a profissão. “Acredito que em 70 dias este projeto estará assinado pelo governador, ”, conclui Galiano. O Dird fica na Rua Brigadeiro Tobias, 527, 8º andar, no Centro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA