Aluna da Basilides de Godoy vence concurso cultura

0
873

Foto:

Isabela recebe premiação do “Ler e Escrever é Preciso”

O texto da aluna do 2ª ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual “Professor Basilides de Godoy”, Isabela Rodrigues de Paula, de 16 anos, foi escolhido entre 4500 trabalhos, como o melhor na categoria Ensino Médio pelos jurados do 7º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso, promovido pelo Instituto Ecofuturo, em todo o Brasil. A premiação aconteceu na segunda-feira, 7, no Circo dos Sonhos, na Pompéia.

Segundo a diretora da Escola Basilides de Godoy, Rosemari Colcerniani, seis alunos participaram do concurso. Isabela e os outros estudantes foram incentivados por professores a participar. Para a diretora, o resultado é também uma grande vitória para a escola.

O tema do concurso foi “Vamos Cuidar da Vida”. O texto de Isabela “As cores de Guernica” venceu por se diferenciar dos demais concorrentes, em estilo, criatividade e envolvimento do leitor. “Fiz uma história baseada na Guernica de Pablo Picasso. Na verdade eu fiz uma releitura da obra. Nunca imaginei que tiraria o primeiro lugar. Foi uma grande surpresa”, conta a estudante.

Texto vencedor

Isabela descreve em seu texto “As Cores de Guernica” o sofrimento e dor com a mesma beleza em que remete para a esperança de um dia melhor, a ajuda mútua e o olhar cuidadoso sobre o outro. No centro do texto, a obra do gênio da pintura e a representatividade da figura materna se encontram e se misturam com outros agentes não menos expressivos. Em um dos trechos, Isabela descreve o cuidado com a vida: “A Tecnologia poderia ajudar aquelas pessoas. Erraria? Sim. Nem tudo o que é feito por humanos é perfeito. Porém, é uma aliada que sempre estará à disposição de todos. As cores negras da Guernica esvaiam-se com a água. A luz do sol passava por uma fresta da parede. O local banhava-se de pura energia. As flores do campo floresceram naquela segunda-feira. Sorrisos já esqueciam-se das tristezas passadas… Eram ternos e igualmente esperançosos. Todos eram unidos pelo mesmo sentimento. E em pensar que tudo começou com apenas uma lágrima materna… A tela está colorida agora”.

Ao todo foram 60 finalistas, em seis categorias: Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos; Professores e Profissionais de Biblioteca e Educadores Sociais. a jovem Isabela, bem como os três primeiros colocados de cada categoria ganharam um notebook.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA