Moradores querem parar Itatiaia

0
1066

José de Oliveira Jr. Repórter

Os moradores da City Lapa reclamaram da expansão do Hospital Itatiaia, antigo Pronto-Socorro São João Batista, localizado na Rua Duarte da Costa. Eles denunciam que a Amesp, proprietária do hospital, está comprando os imóveis no entorno para construir estacionamentos.
Na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg-Lapa), os moradores cobraram da Subprefeitura da Lapa rigor na fiscalização, visando o respeito ao processo de tombamento, iniciado em 1997. Atualmente, a construção do Hospital Itatiaia está paralisada à espera da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O subprefeito Adaucto José Durigan respondeu ser necessário saber detalhes de como anda o processo no STF para uma possível ação preventiva dos moradores. “O ato de vender o imóvel ao hospital não é irregular. É preciso saber, sob a luz da legislação, o que pode ser feito pela comunidade e pelo poder público para deter o avanço do Itatiaia, que está sob judicie”, declarou.
Durigan disse que as casas de repouso irregulares na região foram proibidas de funcionar ou estão em processo de fechamento. Os moradores pediram também que fosse analisado o zoneamento na região para coibir a abertura de comércio nas imediações da Rua Pio XI. Eles reclamam principalmente da instalação de uma imobiliária na Rua Duarte da Costa e também da abertura de estabelecimentos comerciais na Rua Tomé de Souza.
O subprefeito esclareceu que o zoneamento até a primeira viela das duas ruas permite a instalação de lojas de serviços. A imobiliária, inclusive, entrou com documento de regularização. Durigan disse que seria interessante marcar uma nova reunião para discutir o atual zoneamento e também as mudanças sugeridas no uso e ocupação de solo, segundo o Plano Diretor Estratégico – ainda à espera de votação na Câmara Municipal.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA