Espaço traz arte ao bairro

0
949

Foto:

Sônia: “Quero diversidade no Viga”

Há em nosso bairro um pequeno centro cultural aberto a propostas diferenciadas de teatro, dança, música e artes plásticas. É o Viga Espaço Cênico, que tem uma programação bem diversificada e de qualidade.
À frente do Viga está Sônia Lopes Soares, bailarina, intérprete, criadora e coreógrafa que fez carreira aqui no Brasil e em Nova York (EUA), onde morou e se apresenta regularmente. Lá, ela estudou com Juliu Horvarth e fez cursos de dança e investigação do movimento no Movement Research. Foi bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro de 81 a 84. Participou das companhias Ópera Paulista e Cia. de Diadema (sob a direção de Ivonice Satie). De 1997 a 2003, teve a Cia. Far15 com o coreógrafo Sandro Borelli. Entre outros, trabalhou com Naum Alves de Souza, José Possi Neto e João Miguel.
Desde 2003, dirige o Viga do qual é a dona e diretora artística. “Aqui é um espaço para todas as manifestações de arte. Quero a diversidade”, resume ela. O pequeno teatro (74 lugares) atrai bom público e bons espetáculos. “Quando inaugurei o Viga, a cidade tinha poucos pequenos teatros. Felizmente, isso aos poucos está mudando”. Mas ela ainda sente falta de um maior número de moradores da região na plateia. “Mas aos poucos isso também vai mudando”.
A escolha do Sumaré aconteceu quando ela procurava um novo espaço para sua companhia de dança. O amigo e arquiteto Roberto Loeb estava erguendo o Centro da Cultura Judaica, a poucos metros do Viga, e achou o galpão que servia de depósito. Depois de uma grande reforma, feita por Loeb, o local ganhou palco e plateia na parte superior. No térreo, uma sala de ensaios e um simpático café. “As muitas vigas acabaram dando nome ao lugar”, conta ela.
Neste mês, Sônia apresenta seu novo espetáculo de dança e teatro baseado na obra da escritora Virginia Wolf, que fica em cartaz até setembro. No teatro, O Mestre de Obras estreia temporada no próximo dia 9. E uma exposição de artes plásticas acontece no saguão.
Sônia criou e até 2009 manteve o Viga Dança, projeto de dança contemporânea para 80 jovens de nove a 16 anos, em parceria com núcleos sócio-educativo da Subprefeitura de Pinheiros. “Aqui, eles aprendem todos os fundamentos da dança e se apresentam no final de cada ano” diz Sônia, que promete retornar com o projeto em 2011 e melhor.

Viga Espaço Cênico
Rua Capote Valente, 1.323, Sumaré
Telefone 3801-1843
www.viga.art.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA