Secretaria dá início a projeto de entrega noturna

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Alarme de ré e abertura de portão foram os principais reclamações de moradores

Começou na noite de segunda-feira, 13, o projeto piloto de entrega noturna de cargas em um perímetro da Subprefeitura Lapa. O projeto da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) teve como 1ª ação a entrega em uma loja do Grupo Pão de Açúcar da Pompeia, cuja entrada para cargas é pela Rua Cotoxó. As entregas foram feitas a partir das 22h30 e não demorou para que moradores aparecessem para avaliar. Se para o morador Leonardo Alfonso Ramoso o aumento de barulho à noite pode significar a interrupção de seu descanso, para Marco Aurélio Esper Peres, a entrega noturna vai acabar com a fila de caminhões que ficam na rua durante o dia e abrirá espaço para o trânsito e estacionamento de moradores. Segundo a Prefeitura, um dos objetivos é melhorar a mobilidade urbana utilizando o sistema viário em horário que, atualmente, se encontra ocioso.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, explicou que as próximas duas etapas da experiência começarão em dezembro de 2014 e em janeiro de 2015. Nesse processo, serão avaliados a fluidez do tráfego, emissão de poluentes, produtividade das entregas, ruído e segurança. A Polícia Militar está participando dessa operação, inclusive com o levantamento dos pontos mais vulneráveis onde são registrados o maior número de assaltos na região. Os dados serão monitorados e sistematizados para, depois, servir de parâmetro para implementações futuras.

 

Conheça o projeto

O projeto piloto de Entregas Noturnas será realizada no perímetro das vias vias Marginal Tietê / Ponte da Freguesia do Ó / Marquês de São Vicente / Pompeia / Heitor Penteado / Dr. Arnaldo / Pacaembu / Ponte da Casa Verde / Marginal Tietê. A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) alega que trata-se de uma região que contém restrições de tráfego para entregas diurnas e tem instaladas empresas de grande porte, como shopping e home centers, e super/hipermercados. O projeto é composto por três fases, cada qual com 30 dias de duração, envolvendo 18 redes varejistas. Em caráter experimental, as entregas serão efetuadas sempre entre 21h e 5h. Simultaneamente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) desenvolve uma pesquisa inédita sobre a origem e destino de cargas na cidade. O trabalho também deverá apontar opções para a melhor forma e horário de execução desse serviço. 

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