Artistas celebram Mês da Consciência Negra

0
530

Foto: Divulgação

Divulgação
Peça "Namíbia, Não" que será encenada no Teatro Cacilda Becker deu origem ao filme "Medida Provisória"

A Prefeitura anunciou a programação para comemorar o Mês da Consciência Negra que inclui uma série de eventos ao longo de todo o mês de novembro. “O foco vem em novembro, mês de Zumbi, para impactar a reflexão da sociedade. Com esse guarda-chuva de ações proposto pela Secretaria de Cultura e reforçar no imaginário das pessoas a importância da cultura negra que forma a nossa sociedade”, afirma a secretária municipal de Cultura Aline Torres.

O início será neste final de semana (5 e 6) no Memorial da América Latina (entrada pelo portão 2, na Rua Tagipuru) com apresentações que incluem Dudu Nobre (13h30), Àttooxxá convida Karol Conká e Carlinhos Brown (15h30), O Poeta com participação de A Dama (17h30) e Mc Dricka (19h) no sábado, e Ilê Aiyê (13h30) e Jorge Aragão (15h10) no domingo.

O Centro Cultural Tendal da Lapa (Rua Guaicurus, 1100) apresenta na quarta-feira (9), às 20h, o espetáculo circense “Prot{agö}nistas”, que reúne artistas da música, da dança e do picadeiro para celebrar a estética negra. No total, 29 artistas ocupam o palco. {AGÔ} palavra oriunda do iorubá, com grafia do título colocada entre chaves, simboliza a abertura de caminhos e o anúncio de apropriação do centro da cena-lona-palco pela expressão artística da negritude paulista e sua ancestralidade. Já no dia 26 (sábado), às 18h, o cantor, compositor e instrumentista Giovani Cidreira irá se apresentar no Tendal. Em 2017 ele lançou seu primeiro disco “Japanese Food”, que deu ao artista projeção nacional. Seu mais recente trabalho é “Nebulosa Baby”, fruto de seus encontros com o produtor Benke Ferraz (Boogarins). A sonoridade cria uma linha capaz de conectar o presente moderno à tradicional veia da canção brasileira. Às 19h30, acontece o show de Mateus Fazeno Rock. Originário de Sapiranga, bairro na periferia de Fortaleza, Mateus Fazeno Rock, de 28 anos, é ator, performer, músico, compositor e letrista. Em 2020, durante a pandemia, lançou seu primeiro disco “Rolê nas Ruínas”, que já soma mais de 357 mil plays apenas no Spotify.

O Teatro Cacilda Becker será palco da famosa peça “Namíbia, Não!”, que teve sua estreia em março de 2012, no Teatro Castro Alves, em Salvador. A encenação também marcou a estreia de Lázaro Ramos na direção de um espetáculo adulto. A peça recebeu os prêmios R7 de Melhor Texto de Teatro de 2012, Prêmio Braskem de Teatro 2011 e Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Ficção Juvenil, com o texto “Namíbia, Não!” em 2012. No espetáculo, André e Antônio, advogados que pertencem à classe média, são surpreendidos por uma Medida Provisória do Governo brasileiro que obriga a todos os cidadãos com características que indiquem uma ascendência africana a regressarem a seus pretensos países de origem. As apresentações acontecem na sexta-feira (18), às 21h, no sábado (19) às 16h e às 21h, e no domingo (20), às 16h e 19h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA