6ª Semana Jurídica nas Faculdades Rio Branco

0
1159

Foto:

6ª Semana Jurídica nas Faculdades Rio Branco

Com base na importância de agregar conteúdo acadêmico à prática profissional, as Faculdades Integradas Rio Branco, com o apoio da OAB/SP – Subseção Lapa, realizaram, de 19 a 22 de agosto, a tradicional Semana Jurídica para alunos e demais interessados, coordenada pelo prof. dr. Paulo Sérgio Feuz. Durante os quatro dias, em seis palestras, profissionais que atuam em diferentes áreas do Direito dividiram um pouco de sua experiência com os jovens e mostraram como caminha o mundo jurídico. Paralelamente ao evento, a presidente do Tribunal Regional da 3ª Região, drª. Marli Ferreira, foi homenageada pelos corpos docente e discente.
O desembargador federal, prof. dr. Newton de Luca, proferiu palestra inaugural falando sobre o Direito Digital e a Constituição Federal. No segundo dia, foi a vez do advogado dr. Celso Antônio Pacheco Fiorilo, promotor de Justiça do Estado de São Paulo, falar sobre “O Meio Ambiente e a Constituição Federal”. Fiorilo falou sobre a Constituição Federal, considerada o ponto de partida do Direito Ambiental, atentando para o fato de que todas as pessoas têm direito a um ambiente ecologicamente equilibrado.
O Presidente Eleito do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, dr. Décio Sebastião Daidone, falou sobre as Súmulas Vinculantes. Também destacou que o Tribunal Trabalhista, em sua gestão, está aberto para convênio com as Faculdades Integradas Rio Branco, para viabilizar estágio real para os alunos do curso de Direito.
Dr. Paulo Henrique Abujabra Peixoto, professor e advogado, discutiu, com os estudantes, “Princípios Constitucionais do Júri Popular”. Após referência à qualidade da infra-estrutura das Faculdades Integradas Rio Branco e ao alto índice de aproveitamento da primeira turma do curso de Direito, formada em 2007, com 72% de aprovados no exame da OAB, pontuou que a imagem do Direito brasileiro é cinematográfica e o que mais instiga jovens a ingressar na área são as cenas dos tribunais norte-americanos, vistas nos filmes.
O Superintendente da Policia Federal em São Paulo, dr. Leandro Coimbra, apresentou a Polícia Federal aos alunos e respondeu questões polêmicas e atuais, como uso de algemas, relação da polícia com a imprensa e exposição pública do preso. Destacou, ainda, a importância do convênio das Faculdades com a Polícia Federal.
Na última palestra, Gabriel Chalita, escritor, advogado e professor, iniciou sua apresentação sobre Ética na Administração Pública, com reflexão sobre o significado da palavra ética. “A ética na política é sempre um tema complexo, pois nos acostumamos, um pouco, com a demagogia na política. A democracia é próxima da demagogia porque falta ao povo conhecimento para votar, debater e discutir. Além disso, seria muito bom que todos os políticos estivessem a serviço da causa pública e não servir-se dela em próprio benefício”, disse o escritor.
“As palestras acrescentam muito ao conteúdo da sala de aula e, também, nos direcionam para a área do Direito que queremos seguir. Na 6ª Semana Jurídica, ouvimos profissionais conceituados que não sabiam que caminho seguir no começo da carreira e, hoje, atuam na área com muita competência e respeito”, disse Margareth Cristina Inácio, aluna do terceiro ano do curso de Direito das Faculdades Integradas Rio Branco.
A Semana Jurídica se completou com a simulação de júri pelos alunos da 8ª etapa do curso de Direito, orientado pela professora Janaina Thais Daniel Varalli. A atividade proporciona a possibilidade de entender, um pouco mais, essa prática cotidiana dos juristas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA