Alfabetização já

0
650

Para você que precisa concluir seus estudos, tenho boas notícias. O Serviço Social da Indústria (Sesi) no bairro da Vila Leopoldina está abrindo vagas para alfabetização e Ensino Supletivo. Seria ótimo se não fosse um detalhe. A entidade está precisando de alunos, que não aparecem para fazer as matrículas gratuitas para nenhum dos dois cursos.
O lapeano precisa acordar e verificar as possibilidades oferecidas pelo Sesi Vila Leopoldina. A qualificação da mão-de-obra é uma tendência irreversível no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo. Todas as empresas exigem que seu funcionário tenha concluído, no mínimo, o Ensino Médio. A entidade utiliza o método e os materiais didáticos do Telecurso 2000, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. As salas de tele-aulas têm todas as condições de serem preenchidas no período da tarde e da noite. Dependendo da demanda, também será possível abrir turmas matutinas, pois a estrutura está toda montada, faltando apenas estudantes.
É imperativo que a indústria e o comércio incentivem seus trabalhadores a estudarem, já que não se trata somente de qualificação técnica para a mão-de-obra, mas um esforço de cidadania. Uma pessoa que goste de estudar, procurando superar suas dificuldades se torna mais que um funcionário. Transforma-se em um cidadão mais consciente de seus direitos e deveres. Mais exigente nas suas escolhas e muito mais determinado nos seus objetivos profissionais e comunitários.
Voltar para a escola não é uma humilhação. Em média, o trabalhador brasileiro tem apenas quatro anos de estudo. Para todas estas milhões de pessoas, é preciso em primeiro lugar respeito. Aquele homem ou mulher, que não teve condições de estudar quando era mais jovem, merece uma nova chance. Cabe a nós, sociedade civil, convencê-lo de que vale a pena. A vergonha não é voltar a estudar, mas sim se negar a ajudar a quem precisa.
Quanto ao curso de alfabetização é ainda mais necessário levar ao conhecimento sobre esta oportunidade oferecida pelo Sesi. Infelizmente, não consigo neste artigo transmitir as minhas idéias, muito menos convencer ao iletrado. Mas você, leitor, deve persuadir aquele que nunca pegou num lápis ou que não sabe distinguir uma letra de um número a ingressar num curso de alfabetização. Desta forma, nos livraremos das estatísticas nefastas reveladas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo os últimos dados do principal órgão de pesquisa do País, 12,65% dos brasileiros têm menos de um ano de instrução. Isto sim é uma vergonha!
Quem quiser saber mais sobre os cursos de qualificação do Sesi, basta ligar para a Secretaria do Centro Educacional do Sesi 3831-9801. O Rotary Club São Paulo Lapa também conta com aulas de alfabetização. Informações pelo telefone 3834-2463.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA