BAIRRO GANHA CENTRAL DE TRIAGEM DE LIXO

0
772

Foto:

O secretário Osvaldo Misso discursa na inauguração da Central de Triagem

Pontos de entrega
voluntária de lixo reciclável.

O bairro terá agora um espaço para a reciclagem de lixo, gerado nos domicílios da Região Oeste de São Paulo. Na última quinta-feira, a Secretaria de Serviços e Obras inaugurou o Centro de Triagem da Lapa (CT), transferindo o equipamento de coleta seletiva de material reciclável para as mãos da CooperAção, cooperativa que reúne sete entidades de catadores de resíduos da Região Oeste. Esta é a terceira central de triagem, que faz parte do programa Coleta Seletiva Solidária. As primeiras CTs inauguradas foram a da Moóca e a da Sé. Outras nove devem ser entregues até o final do ano.
No Centro de Triagem da Lapa, localizado ao lado da Usina de Compostagem de Vila Leopoldina
(Avenida Embaixador Macedo Soares, 6000), foram investidos cerca de R$ 700 mil, entre reforma e instalação do galpão, equipamentos de segurança, uniformes para os catadores etc. A reforma total será entregue em agosto, quando será inaugurado um galpão de 1,5 mil metros quadrados.
A CooperAção, formada pela Associação Reciclázaro (Lapa), Projeto Vira-Lata (Butantã), Coopercose (Perus), Coleta Esperança (Pirituba), Nova Era (Pirituba), Recicla Real (Butantã), Recicla Vila (Leopoldina), inicia a operação com 21 trabalhadores. Outras 10 detentas, que fazem parte do convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado do Sistema Prisional, também coletarão o resíduo sólido.
Com a ajuda de uma esteira, essas 31 pessoas vão receber dos caminhões da Prefeitura quatro toneladas de recicláveis secos diariamente, das 8 às 17h. Eles vão coletar o material reciclável, fazer sua triagem, beneficiamento e comercialização. O dinheiro obtido com essa operação será revertido para a própria cooperativa, que divide os lucros por igual entre todos os seus cooperados.
Segundo o coordenador do Fórum Recicla São Paulo, Wilson dos Santos Pereira, a idéia é chegar a 500 pessoas, trabalhando em três turnos, com capacidade de beneficiar até 45 toneladas por dia. Os caminhões retiram o lixo, armazenado nos 53 Pontos de Entrega Voluntária (os chamados Pev’s), instalados nas Subprefeituras da Lapa e Butantã (os endereços estão no site www.jornaldagente.inf.br).

Usina de Compostagem de Lixo poderá ser fechada em três anos

Na inauguração do Centro de Triagem da Lapa, no dia 29 de maio, o secretário Municipal de Serviços e Obras, Osvaldo Misso, afirmou que a Usina de Compostagem de Lixo Orgânico de Vila Leopoldina só poderá ser fechada em 2006. “Concordamos que a compostagem traz problemas para os moradores da região. Já estamos no processo licitatório para a construção de uma nova usina, próxima a um aterro sanitário”, disse Misso.
O secretário disse que ainda não tem um local definitivo para receber a compostagem, mas que neste ano será possível saber para onde serão transferidos os resíduos orgânicos, que causam mau cheiro e problemas ambientais no bairro. Ele ainda disse que não será possível desativar a Usina de Vila Leopoldina em menos tempo porque existe um contrato com a empresa Vega, responsável pela operação da compostagem. “Até o fechamento da usina, vamos amenizar os problemas causados pelo lixo orgânico, por meio de procedimentos técnicos. Sabemos que não é a solução definitiva, mas a medida trará melhorias aos moradores”, garantiu.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA