Concurso abre inscrições dia 3 de julho

0
852

Foto:

Walkyria Cattani

A organização do Concurso de Poesias e de Desenhos, que reúne as instituições de ensino das regiões Norte, Oeste e Sul de São Paulo, abre as inscrições no dia 3 de julho. A escola que quiser concorrer deverá entregar os trabalhos até 9 de julho. O tema deste ano é “Fraternidade e Pessoas Idosas: Vida, Dignidade e Esperança”, o mesmo lema da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Como no ano passado, o concurso está dividido em três categorias para poesia (3ª a 5ª séries, 6ª a 8ª séries e Ensino Médio) e uma na categoria para desenho (Ensino Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental).
Neste ano, mais colégios da área da Diretoria de Ensino Centro-Oeste serão contemplados no evento. Até o ano passado, esta diretoria contava apenas com a participação das escolas estaduais e particulares da Lapa. Mesmo assim, a diretoria foi a que registrou o melhor resultado. Dos 15 prêmios distribuídos, 10 foram conquistados pelas escolas desta área.

Aumento de participação

A participação dos colégios da área da Diretoria de Ensino Centro-Oeste pode ser ainda mais destacada neste ano. A expectativa é que 600 trabalhos concorram, representando os colégios de 18 bairros, inclusive as instituições do Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo. Outra novidade será a participação dos trabalhos dos internos de três unidades da Febem (22, 27 e 28), localizadas na Avenida Raposo Tavares. As escolas de ensino infantil, pertencentes ao Núcleo de Ação Educativa da região (NAE-4), e os colégios da Diretoria de Ensino Norte 1 também participam do evento.
“A partir desta semana, começaremos a capacitação dos professores para apresentar os trabalhos literários em forma de poesia. No caso dos desenhos, também sensibilizaremos o professor de artes para abordar o tema junto aos alunos”, disse a dirigente da Diretoria Centro-Oeste, Walkyria Cattani. Segundo ela, os alunos desenvolverão as obras em sala de aula com o professor. A escola faz uma triagem, escolhendo os três melhores trabalhos até 3 de julho. Todas as obras devem ser entregues no 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, que fica na Rua Tomé de Souza, 1420, City Lapa.
Três supervisores de cada categoria, representando as Diretorias de Ensino Centro-Oeste e Norte 1 e ainda o NAE-4, auxiliam o trabalho da comissão julgadora, formada pelas entidades participantes que farão a seleção das poesias. No caso dos desenhos, as obras serão expostas no Sesc Pompéia, de 25 de julho a 2 de agosto. Os freqüentadores do local escolherão os melhores. Os 15 mais bem votados serão apresentados para a comissão julgadora.
Este é o único concurso de arte e literatura, que conta com a participação da Polícia Militar. As Secretarias de Educação Estadual e Municipal e o 4º BPM/M promovem o evento, juntamente com o Conselho das Sociedades Amigos da Região da Lapa (Consabs), da Região Episcopal da Lapa, e com o apoio do Banco do Brasil, Assestec e do Jornal da Gente. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3834-6121 e 3834-2411, ou ainda pelo site www.jornaldagente.inf.br/quartobatalhao.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA