Corazza: engenharia por vocação

0
2623

Foto:

O engenheiro Francisco (D) recebe diploma homenageando, seu pai, Pedro Corazza

Desde o início do século XX, os Corazza constroem na Lapa: literalmente, enquanto engenheiros e arquitetos, eles deixaram sua marca em várias obras no bairro; no plano das relações humanas, o verbo construir também faz parte da história dessa família, que, de geração em geração, sempre se preocupou em edificar sólidas e amizades.
Francisco Corazza, filho de imigrante italiano ( Luigi Corazza – nascido na cidade de Lucca), tinha uma vocação no sangue: a arquitetura. “Meu avó nasceu em Rio Claro. Aqui em São Paulo, na Lapa, atuou como construtor e recebeu, em 1914, uma licença de arquiteto, pois naquela época eram poucos os profissionais nessa área”, conta o engenheiro Francisco Corazza. “Ele já tinha feito várias obras e nenhuma delas havia apresentado problema. Então acabou recebendo o título de arquiteto”.
Essa paixão por construir também contagiou um dos filhos do velho imigrante: Pedro Corazza, que se formaria em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, em 1939, e continuaria construindo no bairro. “Além de engenheiro brilhante, meu pai, que construiu a segunda torre da Igreja Nossa Senhora da Lapa, foi muito atuante em termos comunitários. Chegou até mesmo a exercer a função de delegado. Também se ligou à maçonaria e ajudou a fundar uma loja maçônica”, conta Francisco, um dos cinco filhos da união de Pedro e Ângela Corazza, que hoje está com 93 anos. “Eles faziam as reuniões na casa do meu pai, na Rua Clemente Álvares. Era uma chácara. Parte dela, depois foi vendida para a família Curado, que lá construiu a Escola Técnica Campos Salles”
O valor do engenheiro Pedro, fundador da Labor Engenharia, foi reconhecido com seu nome sendo emprestado a uma praça na Lapa de Baixo (região da Ermano Marchetti). “Foi uma bela homenagem. Mas tenho um pedido a fazer à Prefeitura. Nas placas de sinalização, o nome Corazza está escrito de maneira incorreta. Penso que não é difícil corrigir essas placas”, comenta Francisco, pai de um casal. Meu filho também se formou em Engenharia no Mackenzie”, acrescenta o empresário dono da construtora F.Corazza.
Em outubro de 2007, por ocasião dos festejos dos 417 anos dde fundação do bairro da Lapa, a família foi homenageada com o Voto de Júbilo e Congratulações da Câmara Municipal de São Paulo, diploma que lembrou a memória do engenheiro lapeano, Pedro Corazza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA