Cresce adesão ao Empreender

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Integrantes do Projeto Empreender

Lançado no final do ano passado, o Projeto Empreender já criou quatro núcleos setoriais no bairro: Saúde, Mercado da Lapa, Papelarias e Descartáveis e Embalagens, além do segmento de minimercados, ainda em formação. A iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com o Sebrae-SP, visa unir forças num mesmo setor para permitir o crescimento das micros e pequenas empresas da região, por intermédio de um diagnóstico dos problemas, buscando soluções e aumentando a produtividade.
O primeiro núcleo a ser criado foi o de Saúde, tendo à frente os psicólogos Luiz Fernando Penteado, da Pshysiolife, e Shirleine Aparecida Larubia Gimenes, do Núcleo de Desenvolvimento Humano, que se uniram para superar as dificuldades e melhorar o desempenho.
“Nesses seis meses no Empreender, pudemos perceber que estávamos administrando mal o nosso negócio, gastando muito com baixo rendimento. Agora as duas clínicas fazem um intercâmbio para haver uma interação multiprofissional na área de serviço social. Deixamos de ser competidores para ampliar as alternativas de recuperação do indivíduo, o nosso foco principal”, conta Penteado, que criou junto com Shirleine o Ambulatório Eurípedes Barsanulfo, prestando assistência social, fisioterapia, odontologia, pedagogia, psicopedagogia, psicologia, químio-dependência e requalificação profissional, atendendo gratuitamente pessoas que ganham até três salários mínimos.
Segundo Carlos Roberto Tavante, dono de um box que vende artigos de festa no Mercado Municipal da Lapa, a maior vantagem para o seu setor é a possibilidade de melhorar o atendimento da freguesia, já que, com a crise no emprego, muitos profissionais liberais se tornaram comerciantes como meio de sobrevivência, sem ter experiência em vendas. “Além disso, os mais antigos solidificaram uma idéia equivocada de que todos somos concorrentes num mesmo espaço, sem se preocupar em união para conquistar um preço melhor junto aos fornecedores e competir com os grandes supermercados”, lamenta Tavante, que pretende chamar mais interessados nas reuniões com os comerciantes.

Caminho das pedras

O núcleo de papelarias já vive um outro dilema. A Redepel, que reúne 20 lojas na Lapa, sempre soube o que tinha de fazer para melhorar seus resultados: criar uma marca própria da rede, planejar projetos conjuntos, simplificar processos administrativos e, principalmente, negociar menor preço junto aos fornecedores. “Sabíamos o caminho das pedras. O que o Empreender proporcionou foi a organização das idéias para atingir os objetivos já traçados”, explica Fernando Campos, presidente da Redepel.
Já o núcleo de Descartáveis e Embalagens, criado há um mês, tem o desafio de melhorar a área de custos. De acordo com Geraldo Gomes, a racionalização para diminuir os gastos da sua empresa, Frutividas Sucos, já estava em andamento, pois, pela sua experiência, é impossível neste momento repassar os custos para os preços às redes de distribuição que, por sua vez, venderá seu produto ao consumidor.
“O Empreender me deu segurança, mostrando que estou no caminho certo. Tenho certeza de que aumentando o número de participantes e dos núcleos, sobretudo no setor de padarias, mercados, atacado e varejo, meu suco com polpa de frutas em embalagens concentradas terá mais visibilidade, aumentando a clientela e as margens de lucro”, ressalta Gomes, que se tornou um dos associados da ACSP-Lapa, para ficar bem informado sobre o mundo dos negócios pelo Diário do Comércio.

Credibilidade

O Projeto Empreender na ACSP-Lapa é coordenado pelo consultor André Gil Sanchez Júnior, que insiste na tese de que é preciso unir os esforços para crescer, evitando o altíssimo índice de mortalidade infantil das micros e pequenas empresas brasileiras. “De cada 100 empresas constituídas no período de cinco anos, somente 28 permanecem produtivas”, constata Sanchez Júnior, afirmando que a sinergia entre os setores também é positiva por causa da troca de experiências e conhecimento.
“Além disso, uma pessoa neutra ganha credibilidade nos núcleos. Aqueles envolvidos diretamente no mesmo segmento de atuação podem alegar que o seu concorrente quer ‘passar a perna’ nos demais”, observa o consultor, salientando não existir taxa para aderir ao projeto.
Quem quiser conhecer o Empreender pode ligar para a ACSP-Lapa nos telefones 3834-0544 e 3834-0174.

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