Educar para saber preservar

0
774

Conscientizar as crianças sobre a importância da água em nossa vida. Esse foi o tema discutido na 5ª Exposição Institucional “ Planeta Terra Pede Água”, realizada pelo Centro Educacional Hora de Aprender, no sábado, 22. A intenção era fazer com que todas as crianças tivessem conhecimento sobre a escassez e importância desse recurso natural ,” comentou a coordenadora pedagógica da instituição Luly Nascimento sobre o trabalho desenvolvido com alunos entre 2 e 6 anos. Segundo Luly o assunto foi abordado de maneira diferente para cada faixa etária. Por meio de personagens de desenhos animados, como Bob Esponja e Nemo, as crianças com idades entre 2 e 3 anos, conheceram questões como: o excesso de lixo jogado no mar e a morte de peixes. A partir daí, os alunos do mini maternal, incentivados pelas professoras, idealizaram o mar e o rio que desejavam nadar no futuro.
Já os alunos do maternal montaram em maquetes todas as etapas que acontecem desde a nascente de um rio até os reservatórios de água.
Os grupos do Jardim I, estabeleceram critérios claros entre o certo e errado por meio de fotografias mostrando situações do cotidiano, sugerindo o uso consciente e inteligente da água e destacando a necessidade da reciclagem de alguns materiais de uso diário como: garrafas plásticas, latas de alumínio, papéis e potes de vidro.
A invenção de filtros de água com sucatas e várias outras experiências, foram criadas pelos alunos do jardim II, como possíveis soluções para os problemas relacionados ao assunto, sempre organizadas e monitoradas pelo Dr. Espirulim, personagem instigante da área científica dentro de nossa instituição.
No Pré as crianças já apresentam maior senso crítico, habilidade de abstração e amplitude, sendo que a partir de um único tema, conseguiram generalizar e elaborar situações problemas, deixando o assunto mais interessante e atualizado. O exemplo disso foi a ilustração das vacas ( Cow Parade) com a temática da água e a apreciação artística da obra Nadadora de Picasso.
Outro aspecto relevante, foi a criação de um “mascote” para nossa campanha do uso inteligente da água, desenvolvido a partir da leitura dos Direitos da Água – fato que foi muito questionado pelas crianças.
De acordo com a coordenadora, a falta de água que coincidentemente ocorreu durante a exposição, fez com que as crianças comprovassem a importância do tema que estava sendo discutido. ”Nossos alunos puderam entender o transtorno que a falta de água ocasiona em nossas vidas”, disse Luly.
Este tema envolveu não apenas as professoras titulares, mas também o professor de música ( Pablo Prearo), que compôs uma canção especialmente com esta temática e ensaiou para serem apresentadas pelo coral de crianças do CEHA, no dia da exposição.

CENTRO EDUCACIONAL HORA DE APRENDER
RUA MARCO AURÉLIO, 750 – VILA ROMANA – TELEFONE 3673.90.11

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA