Faltam creches

0
598

É grande a demanda por vagas em creches públicas em toda a jurisdição da Subprefeitura da Lapa. Segundo dados da Coordenadoria de Educação de Pirituba, responsável pela rede municipal de ensino na região, ainda há um déficit na oferta de matrículas nos Centros de Educação Infantil (CEI) distribuídos em bairros como Lapa, Vila Leopoldina e Jaguaré, entre outros. “A procura por vagas é intensa, assim como acontece em toda a cidade”, afirma a coordenadora de Educação, Rosely Arrojo. “Na Lapa, vamos inaugurar um novo CEI em convênio com a Sociedade de Estudos Espíritas 3 de Outubro”, acrescenta ela.
A unidade que está sendo equipada fica na Rua Marcelina, no prédio onde funcionava a extinta Escola Thomaz Galhardo. Ela receberá 60 crianças que aguardam por vagas em listas de Centros de Educação Infantil da região.
Segundo a presidente da 3 de Outubro, Neyde Schneider, a instituição já cumpriu com todas as formalidades legais exigidas pela prefeitura e aguarda apenas um chamado da Coordenadoria de Educação de Pirituba para a assinatura do convênio. “De nossa parte está tudo pronto, inclusive a elaboração e entrega do projeto pedagógico, algo exigido por lei”. A expectativa de ambas as partes é poder inaugurar o CEI Lapa (nome provisório) até o mês de setembro. “Aguardamos, agora, um último parecer da Secretaria Municipal de Educação (SME) confirmando a legalidade do convênio”, acrescenta Rosely Arrojo.

Parceria

Entidades de caráter beneficentes ou mesmo Organizações Não Governamentais podem seguir o exemplo da Sociedade 3 de Outubro e procurar a Coordenadoria de Educação de Pirituba para se oferecerem como parceiras na gestão de um Centro de Educação Infantil (crianças de 0 a seis anos). O convênio estabelecido por decreto municipal de maio de 2005 prevê que a SME proverá uma série de aportes de infra-estrutura e um pagamento mensal per capita para a entidade parceira. Esta, por sua vez, ficará responsável pelo funcionamento da CEI. “Fazemos questão de convidar as instituições e ONGs da região para conhecer os detalhes desse convênio. Apostamos nessa sinergia para podermos abrir novas vagas”, afirma Arrojo.
Um exemplo de CEI conveniada na região da Subprefeitura da Lapa pode ser conferido na Rua Capitão Francisco Teixeira Nogueira (Água Branca).Lá, sob os cuidados e responsabilidade do Instituto Rogacio-nista, funciona o Centro de Educação Infantil Anibal di Francia. Um amplo e bem cuidado espaço atende a 163 crianças (0 a 4 anos).
A Coordenadoria de Educação de Pirituba fica na rua José de Morais, 141 (Pq. São Domingos). Os telefones para contato são: 3648-4715/ 3648-4705.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA