Monólogo reúne música e matemática

0
1399

Foto:

O personagem Severino canta a vida numa narrativa de cordel

A peça “O Monocórdio de Pitágoras: uma história de cordel”, apresentada na Estação Ciência semanalmente às terças-feiras para grupos e escolas, também estará em cartaz a partir deste domingo, dia 7, para o público em geral.
O monólogo, um dos grandes sucessos do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência, tem autoria e interpretação do professor e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Pedro Paulo Salles. “Procurei uma relação possível entre as duas disciplinas e busquei em Pitágoras de Samos essa informação. Pitágoras pesquisou a relação entre a música e a matemática e estendeu esta pesquisa para outras realidades”, explica Salles.
Com direção de Cauê Matos e cenografia de Monica Nassif, o espetáculo é uma realização da Cia. Fábula da Fíbula da Cooperativa Paulista de Teatro, que coloca em cena essa relação entre de uma forma divertida e interativa.
O texto, simples e acessível ,conta que tudo começa com as experiências feitas pelo filósofo e matemático grego com as divisões da corda do monocórdio, um instrumento musical construído por ele com finalidades científicas. “O texto é apresentado em uma narrativa de cordel por Severino, personagem de um violeiro apaixonado pela história e experiências de Pitágoras, que faz questão de apresentá-las a todos. Para isso, conta com a sua viola, Pafúncia, com quem vive discutindo suas idéias”, conta o autor e ator.
No palco, fica também o laboratório de Pitágoras com seus instrumentos musicais e científicos: o monocórdio, os vasos com água, as trombetas e o marimbau, o monocórdio brasileiro. Neste ambiente, Severino explica todas as experiências realizadas com os instrumentos e conduz o público à reconstrução do raciocínio de Pitágoras com a participação das crianças no palco. A peça fica em cartaz até 25 de junho, aos domingos às 16h. Ingressos: R$ 10,00 (professores e estudantes pagam R$ 5,00). A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394 – Lapa. Mais informações pelo 3673-7022 ou pelo www.eciencia.usp.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA