Movimento Degrau reativado

0
849

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Na última quinta-feira, dia 18 de novembro, o Movimento Degrau – iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Rede Brasileira de Assistência (Rebraf) – está percorrendo as distritais da ACSP para reativar os seus núcleos regionais. O objetivo é retomar a luta pela garantia do trabalho para jovens entre 14 e 16 anos de idade, como reza a Lei 10.097/2000, que permite a atividade desta faixa etária, como aprendiz.
Na ACSP-Lapa, a coordenadora do Degrau, Marisa Negri, motivou a reorganização do núcleo para conseguir que as entidades certificadoras, que enviam jovens assistidos e profissionalizados, tenham o registro para fazerem parte do Movimento Degrau na cidade de São Paulo. A luta da iniciativa é que o Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente (CMDCA) permita que suas entidades filiadas possam ingressar no Degrau.
Existe uma resistência de alguns membros do CMDCA, que não concordam com a Lei do Aprendiz. Entretanto, segundo Marisa, o CMDCA publicou em Diário Oficial um cronograma para a concessão do registro de parte das 37 entidades certificadoras, que aguardam há um ano e meio esta autorização. “Em várias cidades do interior paulista, perto de 59 mil jovens já estão trabalhando como aprendizes, através do Movimento Degrau. A Capital está atrasada”, observa.
Otimista, Marisa orientou os voluntários do Degrau, divulgando a iniciativa, por meio de um CD-ROM, para agilizar o contato do núcleo da ACSP-Lapa na região. O material traz um guia para formar o Conselho do Degrau, com o mandato de dois anos para o cargo de coordenador, as funções do consultor, o histórico do movimento, a Lei do Aprendiz e outras informações úteis para as empregadoras, entidades certificadoras e demais interessados.
“Vagas conseguimos abrir. O maior desafio é encontrar candidatos de entidades certificadoras para ocupá-las. Até o ano que vem, acredito, o Movimento Degrau vai deslanchar”, conclui.
Mais informações sobre a iniciativa pelo site www.degrau.org.br ou pelo telefone 3244-3660. A ACSP-Lapa fica na Rua Martin Tenório, 76 – 1º andar, Lapa. Telefones 3837-0544 e 3834-0174. E-mail dlapa@acsp.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA