Prefeitura pede apoio da comunidade

0
896

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Cerca de 30 membros da comunidade da região se reuniram com o subprefeito da Lapa, Paulo Magalhães Bressan, e com o assessor da Secretaria Especial de Participações e Parcerias da Prefeitura de São Paulo, Edson Domingues, para debater uma possível parceria entre moradores e administração, com o objetivo de resolver conjuntamente os problemas que afetam o munícipe da região. O encontro aconteceu na segunda-feira, dia 4 de abril, no auditório da Subprefeitura da Lapa e causou polêmica entre as diversas visões de parceria.
Domingues disse que a nova secretaria quer viabilizar um canal de diálogo entre a administração e a sociedade civil, como uma forma de instrumento de participação popular, em vez de se promover o Orçamento Participativo (OP), bandeira da gestão anterior. Segundo o assessor, o OP não foi eficaz porque muito pouco foi executado da gama de propostas da população. “A maioria das obras sugeridas não foi feita e nem entrou no orçamento da cidade”, observa Domingues, ressaltando que a Lapa foi escolhida como a primeira reunião de diálogo da administração Serra pelo fato do bairro ter entidades organizadas. O assessor acredita que parceria entre a comunidade e o poder público traria uma maior credibilidade que o OP porque tornariam factíveis as reivindicações.
O diretor-superintendente da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa (ACSP-Lapa), Douglas Formaglio, disse que a parceria deveria ser encarada dos dois lados e não como aconteceu nos últimos quatro anos, em que a comunidade arcou com mais ônus do que a Prefeitura. Por isso, Formaglio quer saber o que o poder público pode fazer de imediato para começar uma parceria com os moradores.
Gilberto Martins, do Jaguaré, disse que os delegados de OP regional já reivindicaram o que a comunidade precisa. O que falta apenas é a Subprefeitura executar as obras necessárias, sem precisar fazer um novo programa. Geraldo José da Costa Medaglia acredita que a parceria deverá ser embasada por uma metodologia ordenada, com viabilidade, urgência e resultados. A comunidade traria a demanda enquanto o poder público arrumaria os recursos.
Walter Bustamante, no entanto, é mais cético. O presidente da União dos Moradores de Vila Anastácio disse que já foi tentada uma parceria entre Serra e a comunidade, logo depois das eleições municipais. Maria Antonieta Lima e Silva, diretora jurídica do Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs), considerou estranho que a Subprefeitura da Lapa não tenha chamado mais líderes comunitários e representantes de bairro para uma maior participação popular.
José Carlos de Barros Lima, o articulador da reunião, disse que seria interessante que as entidades transmitissem seus cadastros para a Subprefeitura da Lapa para se fazer um contato com mais pessoas para encontros mais regulares. Bressan quer promover uma plenária de participação no dia 30 de abril, a partir das 9h. Domingues, por sua vez, disse que interessados em fazer propostas e parcerias podem enviar as reivindicações pelo e-mail edsondomingues@prefeitura.sp.gov.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA