Scipião é área de inclusão

0
830

Foto:

Maria Isabel (D) ao lado da diretoria e patrocinadores do Cepeca

Neste sábado, um antigo galpão numa das mais movimentadas ruas da Lapa, a Scipião, será o ponto de partida e de chegada de uma oficina de fotografia. Durante o dia (das 10h às 17h), um grupo de jovens e adolescentes de famílias baixa renda irão registrar imagens do bairro, sob orientação de Luiz Eduardo Araújo, 23 anos, monitor da ONG Cepeca (Centro de Estudos e pesquisa da Criança e do Adolescente), que desde 1996 atua na Estação Ciência (rua Guaicucurus) com o projeto Clicar, uma bem sucedida iniciativa no campo da inclusão digital de crianças e adolescentes em situação de rua “Essa oficina de fotografia dá início aos trabalhos do Cepeca no Galpão de Idéias, na Scipião (nº138), onde vamos estender a filosofia do Clicar a outros projetos, atendendo, gratuitamente, a uma população de menor poder aquisitivo”, explica Maria Izabel leão, presidente da ONG.
Ela lembra que nesses 10 anos de atuação, o Cepeca colheu importantes resultados na área da inclusão social. “Um exemplo é o próprio Luís Eduardo, que conheceu o Clicar quando tinha 13 anos. Hoje, ele trabalha como monitor desse projeto, sendo remunerado por isso”, afirma Maria Isabel. O fotógrafo-monitor reconhece a importância desse projeto. “Um dia passei na Estação Ciência e vi os computadores do Clicar. Aquilo me chamou a atenção. Gostei e passei a freqüentar o espaço. Aprendi muitas coisas na área da informática e isso serviu de estímulo para que eu em empenhasse em outras área, a fotografia. Sou autodidata e estou realizando um ensaio na Favela Aldeinha (ponte Pompéia).
A ação social do Cepeca conta com apoio da Petrobrás e do Consulado dos Estados Unidos.“É um trabalho enraizado na Lapa, mas que atende crianças e adolescentes de todos os bairros. O Galpão de Idéias está aberto para a comunidade da região para formarmos novas parcerias”, afirma uma das fundadoras do Cepeca, Dirce Pranzetti, moradora da Vila Ipojuca.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA