Um imóvel no centro de muitas demandas

0
826

Eduardo Fiora

Desde o ano passado, o imóvel onde funcionava a Escola Estadual Thomas Galhardo (na rua Marcelina, 629, na Lapa), transformou-se em objeto de desejo. Sedutoramente localizado numa via de fácil acesso e com farto transporte coletivo no seu entorno, o antigo colégio, desativado no ano passado, é o centro de intensas disputas, com várias propostas de utilização, tanto por parte da comunidade quanto do poder público. Se depender do subprefeito da Lapa, Paulo Magalhães Bressan, o destino da Thomas Galhardo já tem um novo rumo: em breve será a sede administrativa da Subprefeitura. “O espaço que ocupamos no Tendal da Lapa, na rua Guaicurus, não é o mais adequado para comportar as atividades de administração”, afirma Bressan. “Como já está decidido que a nova unidade do Poupatempo terá como sede a Lapa, o local mais indicado para receber esse projeto é o próprio Tendal. Assim, desocuparíamos essa grande área, na qual permaneceriam apenas a Praça de Atendimento, a Junta Militar e a Farmácia Popular. Toda a parte administrativa seria transferida para a Thomaz Galhardo”, revela Bressan. Ainda, segundo o subprefeito, as atividades do Centro Cultural Tendal passariam a ser realizadas em outros espaços do município na região, como Teatro Cacilda Becker, por exemplo. “Trata-se de uma questão de demanda. Aquela do Poupatempo é bem maior do que a cultural, que pode ser perfeitamente acomodada em outras áreas de uso ocioso”.
Bressan espera bater o martelo com o secretário estadual da Casa Civil, Arnaldo Madeira, com o qual a prefeitura vem dialogando em duas frentes: uma para decidir o local de instalação do Poupatempo Lapa e outra para definir a ocupação da Thomaz Galhardo. “Uma equipe técnica já está avaliando como o Tendal pode ser transformado num Poupatempo, já que o edifício está em processo de tombamento”, conta Paulo Bressan. “Se tudo der certo, pela primeira vez teremos Prefeitura e Governo do Estado juntos num espaço comum de prestação de serviços ao cidadão”.

Outras possibilidades

O firme desejo do subprefeito entra em confronto com solicitações da comunidade. Uma delas vem do Conselho das Associações de Amigos de Bairro da Região Lapa (Consab’s). Em ofício encaminhado ao governador Geraldo Alckmin, a entidade reivindica a transferência do 4º Batalhão de Policiamento Militar Metropolitano da rua Tomé de Souza, na região da City Lapa, justamente para o imóvel da Thomaz Galhardo. “Este local, com pequenas reformas, pode acomodar perfeitamente o 4º BPM/M”, sustenta o presidente da Consab’s, José Benedito Morelli, o Boneli. “Assim, a população poderia ser melhor atendida e o Estado economizaria entre R$ 4mil e R$ 5 mil, hoje gastos para pagar o aluguel das instalações no City Lapa”.
Outro projeto defendido por moradores da região é o da instalação de um novo Pronto Socorro Municipal. Quem encabeça a iniciativa é o Movimento de Defesa da Lapa e Regiões Norte e Oeste de São Paulo, que levaram essa proposta ao conhecimento das autoridades estudais e municipais.
Em entrevista ao Jornal da Gente, o deputado estadual Celino Cardoso (PSDB), confirma que o novo Poupatempo será mesmo na Lapa, mas, segundo ele, tanto o local desse serviço quanto o destino da Thomaz Galhardo ainda não foram definidos. “O espaço da Escola também interessa ao município, que dá como certo o uso do imóvel depois de algumas reformas já terem sido realizadas”, explica Cardoso.
Essas indefinições parecem estar com os dias contados. Segundo Paulo Bressan, até o final de agosto ou início de setembro, ele espera poder bater o martelo das negociações com o governo estadual. “Esse é um prazo limite. Precisamos saber se vamos poder contar com um novo espaço ou se teremos de realizar reformas no Tendal, pois a atual arquitetura é ruim para o dia-a-dia de uma subprefeitura”, afirma o subprefeito.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA