Voluntários fazem gincana com recicláveis

0
1039

Quatro professores e quatro funcionários do Colégio das Américas recolhem o lixo reciclável para gerar renda a entidades filantrópicas. O 2º Desafio Ação Cidadã é uma gincana, reunindo 700 alunos da 1ª série do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio, que somam pontos conforme a quantidade de material recolhido pelos oito voluntários. Por exemplo, um quilo de papel vale 20 e cada saco plástico de 100 quilos equivale a 100 pontos. Depois de seis meses, as turmas vencedoras recebem brindes.
O projeto começou há seis anos como ponto de coleta de latas de alumínio, que eram trocadas por cadeira de rodas doadas a associações beneficentes. Desde o ano passado, iniciou-se a disputa sadia entre os estudantes para arrecadar dinheiro a quem precisa e diminuir a quantidade de lixo que seria destinado aos aterros sanitários.
“O objetivo deste projeto é a conscientização dos alunos de que a coleta seletiva de lixo produzido serve para auxiliar outra criança que não teve a sorte de ter a mesma condição que eles, além de ajudar na preservação ambiental”, disse Priscila Razeira Pires.
O trabalho é intenso. Todas as terças-feiras à tarde os voluntários separam e pesam o material reciclável. De março a junho, a escola recolheu 9.541 unidades de latas de alumínio, que foram vendidas para a empresa Latasa, e oito toneladas de papel, comercializadas para a Aparas Fontanelle. Um veículo das empresas compradoras retira o lixo seco no colégio. O plástico comum e o papel de imprensa foram doados à Associação dos Amigos do Parque da Água Branca (Assamapab).
Toda a renda foi revertida para a creche da Missão Evangélica Luz do Mundo, onde os alunos da escola fazem uma confraternização quinzenal, brincando e doando um lanche às crianças carentes. Outra instituição assistida pela iniciativa é o Plano de Incentivo à Vida (Pivi). O projeto paga um funcionário e presta orientação a 90 jovens. O Centro Social da Igreja Santa Rosa de Lima também recebe roupas, calçados, brinquedos, alimentos e produtos de higiene com a verba adquirida pelo Desafio Ação Cidadã.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA