Comitiva lapeana festeja Marco da Paz na Itália

0
940

Foto:

Comitiva lapeana festeja Marco da Paz na Itália

O lapeano Gaetano Brancati Luigi, assessor especial da presidência da Associação Comercial de São Paulo, continua fazendo história mundo afora. Desta vez, o destino de Luigi foi a cidade italiana de Assis, onde peregrinos de várias nacionalidades podem, a partir de agora, incluir em seus roteiros visita a esse singelo monumento.
Luigi e uma comitiva brasileira formada amigos pessoais e dirigentes da ACSP participaram no domingo, 13, da inauguração do Marco da Paz erguido no início de uma trilha verde do parque Rainha Margarida, não muito distante do centro histórico de Assis, terra onde nasceu, viveu e morreu São Francisco. O vereador Gilberto Natalini (PV) também fez parte da comitiva, representando a Câmara Municipal de São Paulo.
Antes da inauguração numa ensolarada, mas fria manhã de outono italiano, Luigi cumpriu uma agenda de eventos onde não faltaram surpresas e emoções. A convite do prefeito de Assis, Claudio Ricci, Luigi deixou seu nome inscrito num livro com folhas de pergaminho. Trata-se de uma tradição que vem desde a Idade Média e é reservada a registrar a presença na cidade de personalidades ilustres. “Mais do que um monumento, o Marco da Paz que inauguramos em Assis é gesto de dois povos (Brasil e Itália) para a construção de um mundo mais humano”, disse Ricci, lembrando que Assis foi declarada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) patrimônio histórico mundial.
Luigi, imigrante italiano que deixou o sul da Itália (Cosenza, cidade da Região Calábria) ao final da Segunda Guerra Mundial com apenas oito de idade, explicou aos italianos a origem do Marco da Paz, hoje presente em cidades do Brasil, Argentina, Uruguai e China. “Vivi, ainda criança, a dureza da guerra com seus bombardeios, destruição, mortes, e fome. Por conta dessa realidade eu saí à procura de algo que pudesse expressar a cultura da paz. Foi assim que idealizei esse monumento”, disse ele, sem conter as lágrimas. “A cultura da paz é a solução para o mundo redescobrir valores como fraternidade e solidariedade, acrescentou Luigi.
Morador do Alto da Lapa, ele lembrou também que o Marco da Paz de Assis tem um simbolismo todo especial. “Na terra de São Francisco o monumento irá lembrar que devemos dar sem esperar nada em troca para sermos instrumento da verdadeira paz”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA