Dia de surpresas

0
2135

Surpresa! Foi essa a sensação de diretores da Unidade Básica de Saúde “Doutora Wanda Coelho de Moraes” (da Rua Catão) e da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ana Maria Poppovic (Emei) da região da Lapa, na tarde de quarta-feira, quando o prefeito João Doria chegou de surpresa. Conselheiros participativos e lideranças da região disparavam mensagens em grupos de WhatsApp para saber do paradeiro de Doria. Até então se sabia que ele estava em uma unidade de saúde da Lapa, nada mais. A reportagem do Jornal da Gente já tinha desvendado o mistério (e estava no local da visita) enquanto as mensagens ainda circulavam na rede social.

O prefeito visitou a UBS e depois a Emei da Vila Ipojuca acompanhado do secretário-adjunto das Prefeituras Regionais, Fábio Lepique, de assessores e do chefe de gabinete da Prefeitura Regional da Lapa, Leandro Benko. Primeiro Doria passou na UBS da Vila Ipojuca – que por falta de imóvel adequado dentro de sua área de atuação foi parar em uma casa na vizinha Vila Romana (Rua Catão), em perímetro de outra unidade de saúde. Conversou com funcionários e pacientes e recebeu pedidos para melhoria no atendimento, a reposição de funcionários para as vagas daqueles que se aposentaram nos últimos tempos e ar-condicionado para comodidade dos usuários.

De uma nota de zero a dez, Doria deu de 8,5 ou 9 para o atendimento que os funcionários dedicam aos usuários, mas para as instalações a avaliação não foi boa: entre 6 e 6,5. “É uma casa antiga, embora boa e arejada, em uma área tranquila e silenciosa da cidade, precisa de obras e melhorias”, disse o prefeito. E justificou: entre as unidades que eu tenho visitado essa está na faixa intermediária.

Atento aos detalhes, o prefeito tucano conheceu as dependências da Emei que fica a poucos quarteirões da Unidade de Saúde. Falou com professores e alunos e acompanhou a atividade de culinária com as crianças. Visitou a cozinha, conferiu a validade dos alimentos e a comida servida para as crianças. Entrou nos banheiros e testou detalhes como o funcionamento de torneiras. Prometeu fazer a desratização da escola, conforme pedido do diretor que reclamou dos ratos e insetos que atravessam o muro do antigo CDC (Clube da Comunidade, desativado desde o ano passado). A escola passou na avaliação do prefeito: de zero a dez, a nota de Doria foi 7 para a Emei.

Ele posou para fotos com funcionários. Ao deixar a Emei, o prefeito cumprimentou uma mãe que passava com o filho de colo. Depois foi questionado por uma outra mulher que caminhava na calçada e perguntou se Doria ia até a outra unidade infantil da Rua Sepetiba, próxima do local. O prefeito conferiu a agenda e respondeu que não seria possível. Estendeu a mão para cumprimentá-la, mas dessa vez a surpresa foi de Doria. Ela se recusou a pegar na mão do prefeito. Quem passava pela rua, como Maurício Bessa, reprovou a atitude da mulher.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA