Fiscais agridem editor

0
663

O editor do Jornal da Gente, Eduardo Fiora, foi agredido quando acompanhava uma operação de fiscalização da Subprefeitura da Lapa para a retirada de ambulantes na região da Rua Doze de Outubro, na manhã da segunda-feira, dia 4.
Segundo Fiora, eram 9h30, quando ele iniciou seu percurso semanal pela Doze de Outubro, buscando pautas para o JG. “Conversei com a Guarda Civil Metropolitana a respeito do policiamento no centro comercial e fui para a Rua Cincinato Pomponet. De repente, percebi policiais e viaturas se movimentando rapidamente. Corri para ver o que acontecia e dei de cara com policiais da Guarda, fiscais e camelôs num bate-boca. O motivo era um ambulante que acusava a fiscalização da Subprefeitura de tê-lo agredido ao apreender mercadorias. Procurei ouvir as versões”, relata o editor. Logo em seguida, ele notou que a Guarda Civil determinou que os envolvidos (policiais, fiscais e, ambulantes) fossem para a sede da Subprefeitura, na Rua Guaicurus, 1000. “Como jornalista, também fui.”
Chegando ao local, Fiora relata que um grupo de pessoas (o subprefeito em exercício, Roberto Nappo, funcionários da Subprefeitura e Guarda Civil) se dirigiram para uma sala na pátio.“Enquanto aguardava, encontrei os camelôs que se queixavam de agressão. Entrevistei dois deles, colhendo suas versões em meu gravador”, continua Fiora.
Quase ao final da entrevista, saíram da sala funcionários da subprefeitura, o subprefeito em exercício, e a Guarda Civil. “Nesse momento, um funcionário veio em minha direção e dos meus entrevistados. Então, o ambulante aponta e diz e diz: ‘quem me agrediu foi aquele ali’. Segundos depois, essa pessoa cruza a nossa frente, ouve mais acusações por parte dos camelôs. Com o gravador na mão tentei registrar o bate-boca. De repente, o tal fiscal segura o meu braço, tentando pegar à força o gravador, sendo, imediatamente, auxiliado por um outro agente da fiscalização. Defendo-me, e com esforço consigo me desvencilhar dos dois funcionários e manter a posse da ferramenta de trabalho”, conta o editor do JG.
De acordo com Fiora, o incidente foi presenciado pelo subprefeito em exercício, Roberto Nappo, que a tudo assistiu sem agir e nem se pronunciar diante dos seus dois funcionários que “Assim que me desvencilhei dos dois fiscais, corri em direção ao Subprefeito em exercício, que estava a poucos metros de mim. Expressei a ele minha indignação por ter sido coagido dentro da própria Subprefeitura. Somente aí é que ele me dirigiu a palavra, convidando-me para entrar no seu gabinete”.
Na terça-feira, o subprefeito em exercício pediu desculpas ao Jornal da Gente e afirmou que foi aberto um processo administrativo para apurar o caso. Fiora encara a agressão como uma afronta ao artigo 5º da Constituição, que assegura a liberdade de expressão e de imprensa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA