Incentivos a jovens chefs

0
791

Foto:

Cozinhas totalmente equipadas garantem o sucesso do programa

O Jaguaré leva mesmo a sério o ato de por a mão na massa, literalmente. Antes mesmo da implantação no bairro do programa Padarias Artesanais, iniciativa do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo, moradores de comunidades carentes da região já se beneficiavam com o projeto Cozinheiro Cidadão. Trata-se de um trabalho idealizado pelo Instituto Lina Galvani – ligado ao Grupo Galvani da área de fertilizantes – em parceria com a Congregação de Santa Cruz (instituição de missionários de abrangência internacional). “Ajudamos essas pessoas a darem o primeiro passo no mercado profissional” comentou a coordenadora do projeto Cecília Galvani sobre a iniciativa que vai muito além de oferecer apenas aulas de capacitação Segundo ela, dentro da programação do Cozinheiro Cidadão existe também o espaço reflexivo, momento em que os alunos se reúnem para discutirem sobre dificuldades que estão vivenciando em seus relacionamentos pessoais e no próprio curso.
Os futuros profissionais não aprendem apenas a cozinhar.Conhecimento de equipamento de cozinha e segurança, comportamento profissional e etiqueta, nutrição básica, entre outros, são alguns assuntos abordados durante os seis meses de aula. No módulo comportamento profissional e etiqueta, os alunos aprendem termos técnicos, de origem francesa, usados por chefs de cozinha do mundo inteiro como, fuet (batedor de clara) e chinois (peneira de metal com formato de cone). Já o módulo de nutrição básica, incentiva os alunos a buscarem uma correta alimentação. “A opção pela gastronomia foi motivada pela oportunidade de desenvolvimento de uma carreira para os jovens, pois muitos profissionais começam a trabalhar em um restaurante como auxiliar de cozinha, se tornando mais tarde chefs”, explica Cecilia Galvani.
Para participar do curso é necessário que o candidato esteja desempregado, seja alfabetizado, tenha entre 16 e 35 anos e resida em comunidades carentes. Com o objetivo de saber o nível de conhecimento desses alunos, antes do início do curso são aplicadas provas de português e matemática, além de uma dinâmica de grupo.Os interessados em se matricular deverão aguardar a abertura das inscrições para a próxima turma, que atuará a partir de 2006.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA