Secretário busca integração

0
816

Foto:

Tour com Netinho terminou em frente à sede do Jornal da Gente

No final de dezembro, o secretário municipal de Participação e Parceria, José Police Neto (Netinho), aceitando convite feito pelo Jornal da Gente, percorreu junto com a equipe de reportagem as principais ruas da Vila Leopoldina, Lapa e Vila Romana.
Num “tour” que durou cerca de duas horas e contou com a presença de integrantes do Movimento Contra a Verticalização Desenfreada da Lapa (Mover), Netinho teve a oportunidade de avaliar o crescimento desordenado da região e se comprometeu a abrir diálogo com as comunidades , no sentido de estabelecer uma linha de cooperação entre os setores público e privado. “Com a mobilização local etorno da revisão do Plano Diretor temos uma ótima oportunidade para que a secretaria de Participação e Parceria discuta com a comunidade questões envolvendo a implementação de políticas públicas”, disse Netinho, que ficou impressionado com as transformações no cenário urbano. Confira o olhar do secretário em relação aos locais visitados no sábado, 16 de dezembro.

Caixaria

Um dos pontos da visita foi a região da Rua Nagel (Leopoldina), que o Plano Diretor classifica como Zona Especial de Interesse Social, mas que tem sido alvo da especulação imobiliária, à qual se opõem os trabalhadores informais (caixeiros) e os moradores das subhabitações existentes no local. “Fica claro que as pessoas sobrevivem em torno de uma atividade irregular, insalubre. Mas não se pode banalizar a vida dessa gente. Não se pode chegar para elas, negociar alguma coisa e dizer que elas têm de ir embora. É a velha história do confronto entre o capital e o trabalho. É preciso, então, encontrar formas de diálogo, com o poder público servindo de mediador. Pelo que vejo agora, cabem ações de outras Secretarias além da Participação e Parceria, como, por exemplo, Assistência Social, Habitação, Coordenação das Subprefeituras e também da Subprefeitura da Lapa. Não há como negar que o bairro precisa crescer. Mas crescimento e desenvolvimento significam harmonizar fatores econômicos e sociais. Não dá para dissociar esse binômio, sob pena de se pagar um preço alto mais adiante”

Graduação de Gabarito

Ao percorrer o Alto da Lapa em direção à Vila Ipojuca e Vila Romana, Netinho alertou para a necessidade de se estabelecer zonas de transição que tornem menos impactantes as bruscas variações de zoneamento. “É possível criar-se uma disposição interessante para os atuais moradores, lançando-se mão de um instrumento simples como a graduação de gabaritos. Certamente a população local teria um ganho com isso e a cidade também se beneficiaria com essa disposição”.

Espigões da Carlos Weber

“Essa região aproveitou-se da transição de um Plano Diretor antigo para o atual. Isso me faz lembrar o bairro do Ipiranga, onde querem construir em torno do Parque e do Museu. Mas é preciso tomar cuidado para não matar a galinha dos ovos de ouro. Ou seja, quanto mais crescimento houver em torno de um ponto de atração, corre-se o risco de se desvalorizar o que é vendido como diferencial”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA