Estação Ciência terá espaço em novo parque

0
847

Foto:

Galpão no Parque vai abrigar parte do acervo do centro científico da USP

A direção da Estação Ciência da Universidade São Paulo (USP) fechou parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo para levar o acervo de exposições do Centro de Difusão Cultural e Científica da Universidade São Paulo, da Rua Guaicurus, que está fechado para reforma e restauração do prédio tombado, para um galpão dentro do novo Parque Cândido Portinari (anexo ao Parque Villa Lobos) que está previsto para inaugurar em janeiro.

Segundo o diretor da EC, José Antonio Visintin, a transferência de parte do acervo para o parque tem o objetivo de atender aos visitantes e grupos de estudantes durante o período que a Estação Ciência estiver fechada (cerca de dois anos) para obra de restauro e ampliação das instalações. Além de permanecer entre a Lapa e a Cidade Universitária, o acervo ocupará um espaço com infraestrutura para receber o público, inclusive estacionamento para os ônibus escolares. A equipe da Estação Ciência iniciou nesta semana a transferência das exposições de Matemática, Física e Química para o galpão que ganhou novas instalações elétricas e pintura.

Parque Cândido Portinari será inaugurado em janeiro
As novas instalações da Estação Ciência estarão inseridas no mais novo parque de São Paulo, localizado ao lado do Parque Villa-Lobos. Ainda sem data precisa de inauguração, o Parque Ecológico Cândido Portinari da Secretaria de Meio Ambiente do Estado vai ocupa o espaço onde ficava o canteiro de obras da linha Amarela do Metrô e terá 120 mil metros quadrados. No total, os dois parques, que serão interligados, terão mais de 853 mil metros quadrados.

Entre as atrações do Cândido Portinari estão uma ciclovia de 1300 metros que será integrada aos 3500 metros de pista já existente do Villa-Lobos, além de uma pista para caminhada e corrida com 940 metros, que deve somar-se aos 2,5 quilômetros do vizinho. O parque contará com uma pista de 1600 metros quadrados para os adeptos do skate. Estão previstas ainda duas lanchonetes com sanitários e um playground educativo. Para quem disputa as concorridas quadras do Villa-Lobos, o novo parque será uma alternativa. A área terá sete novos espaços para a prática de esporte – quatro quadras poliesportivas, um mini campo de futebol e duas quadras de vôlei de areia. Entre os destaques está uma área para cães, duas para ginástica com equipamentos, locais de piquenique e um estacionamento com 640 vagas que, somadas as já existentes, totalizarão 1782 espaços para veículos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA