Governador inicia escavações da Linha 6-Laranja

0
1217

Foto:

Junto de Serra e Matarazzo, Alckmin deu início as obras de escavação na segunda-feira

O governador Geraldo Alckmin iniciou na segunda-feira, 13, as obras de escavação do primeiro poço de ventilação (VSE Tietê) da Linha 6-Laranja, que ligará a região da Brasilândia a estação São Joaquim. A chamada linha das universidades vai passar pela Estação Água Branca (que será modernizada) e as novas estações Sesc Pompeia (na esquina da avenida com a Rua Venâncio Aires), Perdizes e PUC-Cardoso de Almeida. O valor do contrato para a construção da Linha 6-Laranja é de R$ 9,6 bilhões, 50% de investimentos do Estado e o restante é do consórcio. “Estamos iniciando a escavação de uma das mais importantes linhas de metrô de São Paulo, com 15 estações e mais de 15 km”, disse Alckmin. “É a primeira Parceria Público-Privada completa do país. O setor privado constrói a obra, compra os trens, faz a parte de energia, além de operar a linha por 19 anos”, explicou o governador.A construção, operação e manutenção da linha será realizada pela Concessionária Move São Paulo. O governo iniciará o pagamento pelos serviços prestados somente quando começar a operação.

Alckmin deu início à escavação no canteiro da Avenida Otaviano Alves de Lima (Marginal), na Freguesia do Ó, ao lado do diretor da concessionária e políticos como o senador José Serra, o deputado estadual Celino, Marcos Zerbini, coronel Telhada, o vereador Andrea Matarazzo e Claudinho.

As obras devem gerar cerca de nove mil postos de trabalho diretos e indiretos. Serão 32 frentes de trabalho, divididas em 15 estações, 17 postos de ventilação e um pátio de trens. Dois shields, conhecidos como “tatuzões”, partirão em direções distintas a partir do VSE Tietê. A Linha 6-Laranja será subterrânea e deverá transportar 633 mil pessoas por dia. Quando entrar em operação, a Linha oferecerá pontos de conexão com a rede metroferroviária, na estação Água Branca da CPTM e na estação Higienópolis do Metrô. A previsão de entrega de toda a linha é 2020.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA