Atividades celebram os 100 anos da Semana de Arte Moderna na região

0
1381

Foto: Domínio público

Domínio público
Representantes do movimento de 1922

A Semana de Arte Moderna foi uma das principais manifestações artístico-culturais do país, realizada no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. Entre os grandes nomes desse período estão Anita Malfatti, Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Heitor Villa-Lobos, entre outros. Neste ano em que se completa o centenário do movimento, a região contará com eventos e exposições que relembram os acontecimentos e os personagens da época.

A Casa Guilherme de Almeida, em Perdizes, realiza uma oficina para o público infantil e seus familiares chamada “Semana de Arte Moderna – Crie sua máscara de Carnaval”, neste domingo (13), das 15h às 16h30. Já entre o período que vai de 22 de fevereiro até 31 de dezembro, o museu-casa contará com a instalação “Modernismo Vivo”, que utiliza recursos de luz e som em alguns dos ambientes para destacar obras, autores e artistas que participaram da Semana de 22, dando vida ao acervo que contém um importante conjunto de obras de alguns dos principais artistas ligados ao movimento. A Casa Guilherme de Almeida fica na Rua Macapá, 187.

A Casa Mário de Andrade, na Barra Funda, que já foi a residência do poeta e sua família entre as décadas de 1920 e 1940, receberá o “Encontro Peripatético: Cordel e a Semana de Arte Moderna” neste sábado (12), das 15h às 18h. Diversas atividades estão previstas como a declamação de poemas de Mário de Andrade, leitura de folhetos de cordel, apresentações de teatro de bonecos, danças de roda que contam as andanças de Mário de Andrade pelo nordeste brasileiro, o encontro que o escritor teve com o cantador de coco Chico Antônio e com a literatura de cordel. A Casa Mário de Andrade fica na Rua Lopes Chaves, 546.

Já a Vila Leopoldina recebe uma roda de conversa com Rudá K. de Andrade, neto do escritor Oswald de Andrade. O evento será no sábado (12) com o lançamento do livro “A Arte de Devorar o Mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade”, às 11h, no Espaço Passarinha (Rua Columbus, 297). A programação também conta com a Feira Orgânica Passarinha (8h), encontro de artistas locais (10h30) e a exposição permanente “Beco do Gita 2” por David Santos Júnior.

O Memorial da América Latina inaugura no domingo (13) a exposição “Pilares de 22” com curadoria de Jal (José Alberto Lovetro), presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil. A mostra conta com caricaturas gigantes para homenagear os participantes da Semana da Arte Moderna e também aqueles que contribuíram para difundir as ideias modernistas pela América Latina. O lançamento da exposição acontece ao meio-dia com apresentação de chorinho do Trio Jr Alves. O repertório inclui canções que remetem ao cenário musical da época da Semana de 22. O Memorial fica na Avenida Mário de Andrade, 664. A visitação é gratuita, sem agendamento e pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 17h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA