Concretagem da exclusão

0
1240

A época é mais do que oportuna para que os candidatos a prefeito de São Paulo, a começar pelo atual chefe do Executivo paulistano, Gilberto Kassab, possam responder com absoluta e indispensável transparência à seguinte questão: é aceitável que na cidade de São Paulo os baixos de viadutos sejam totalmente fechados com muros de concreto, evitando assim sua ocupação por moradores de rua?
Quem circula pelo Viaduto Mofarrej, na Leopoldina, não tem como deixar de notar que a grande área debaixo do viaduto foi completamente vedada. Discutível do ponto vista arquitetônico, inconcebível do ponto de vista social, a concretagem sob o Mofarrej mostra a falta de visão da administração local que detém o comando da rua Guaicurus, 1000.
Em maio de 2007, Kassab assinava decreto que permitia às subprefeituras agirem de modo a dar um destino a essas áreas sob os viadutos da cidade. Se a gestora de plantão se desse ao trabalho de dialogar com seus colegas em outras subprefeituras, certamente sairia desses encontros com exemplos a serem seguidos.
Num diálogo com o subprefeito da Mooca, por exemplo, ela ficaria sabendo que a ONG Reciclázaro (com sede na Lapa), desenvolve, desde 2006, embaixo do viaduto do Gasômetro, oficinas de artesanato e de formação profissional gratuitas, principalmente para pessoas em situação de rua, capacitando-as para atividades geradoras de renda e possibilitando a inserção no mercado de trabalho e re-socialização. A concretagem do viaduto, feita em parceria com a construtora Kallas, que tem empreendimentos na região, não leva em conta nenhum projeto social. Até o momento, a subprefeitura não informa qual foi o amparo dado aos carroceiros e moradores de rua desalojados daquele local.
Em época de eleição, é preciso que todos os candidatos digam como pretendem encarar o problema dos sem teto na cidade.
A gestão anterior do PT e a atual, de Serra e Kassab, não têm cartão de visita a apresentar quando se fala em política para moradores de rua no âmbito da Sub Lapa.
O petismo criou miseráveis alojamentos provisórios que se tornaram permanentes. O dem-tucanato expulsa os moradores dos miseráveis alojamentos, jogando-os sob viadutos, que, posteriormente são cimentados.
Fica a pergunta, com urgência de resposta: Serão essas as políticas sociais que os três partidos apresentarão aos eleitores nos próximos meses?

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA