Lapa sofre pressão do IPTU 2007

0
858

Uma notícia nada agradável para quem mora na região da Lapa pode se concretizar no final do ano, caso a Câmara Municipal aprove o projeto de lei 552/06 enviado pelo prefeito Gilberto Kassab, propondo, entre outras coisas, um aumento real do IPTU em vários bairros da cidade considerados “emergentes”.
Além do reajuste acompanhando a inflação, o IPTU na Lapa e na Leopoldina pode subir ainda mais. O motivo é a implantação de alíquotas diferenciadas nesses e em outros bairros.
A prefeitura subdividiu a cidade em três áreas, criando o “fator de localização”, que dá peso diferente ao valor da construção nesses perímetros traçados. A zona fiscal 1, corresponde ao chamado “centro expandido” , e compreende, justamente, a Lapa e a Leopoldina. Kassab entende que tais regiões devem pagar um IPT maior, pois os imóveis tiveram grande valorização desde a última atualização da Planta Genérica de Valores (2001), que norteia o cálculo do IPTU.

X-Tudo

Estima-se que imóveis na zona fiscal 1 paguem um IPTU com aumento real de até 10%. “Ainda estamos avaliando o impacto dessa proposta”, afirma o economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo. “O projeto propõe uma série de aumentos de impostos, além do IPTU. Ele mexe também ISS e ITBI. Tem muita coisa junta, tanto é verdade que o projeto já recebeu um apelido: X-Tudo”, acrescenta Solimeo. Caso passe pela Câmara sem modificações, a proposta do Executivo vai na contramão dos anseios da sociedade, que almeja a redução da carga tributária.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA