Manifesto defende bairros cidadãos

0
919

Duas entidades engajadas na luta por uma cidade que possa contar com bairros mais humanos e que cresçam de maneira sustentável – Movimento Defenda São Paulo e Movimento Contra a Verticalização Desenfreada da Região da Lapa (Mover) – preparam um manifesto a ser entregue aos candidatos a prefeito de São Paulo na eleição de 5 de outubro. “Vamos buscar a adesão de outras entidades, independente do posicio-namento político de cada uma”, afirma a geógrafa do IPT-USP, Ros Mari Zenha, integrante do Mover.
O manifesto “Uma cidade para se viver” argumenta que os espaços vitais – onde se pode simplesmente viver a vida, descansar, cultivar amores, prazeres, filhos e amizades – foram sendo triturados pelo mecanismo febril que faz girar a roda do progresso, do consumo, do desenvolvimento a qualquer custo. “Não há ainda o efetivo compromisso de diversos setores governamentais e econômicos para a reversão do quadro de insustentabilidade, facilmente observado no cotidiano. E isso precisa ser mudado urgentemente”, defende Ros Mari.
De acordo com o documento, é fundamental que seja promovido o mapeamento do solo e – principalmente – subsolo do Município para subsidiar o responsável e seguro adensamento construtivo. Regiões como a Vila Leopoldina, por exemplo, onde existe um lençol freático bastante aflorado, não podem, segundo argumentam o Mover e o Defenda São Paulo, ser alvo de um crescimento vertical sem que sejam levadas em conta as características do terreno onde o bairro está assentado. “É preciso adotar o planejamento por bacias hidrográficas e realizar estudos detalhados das peculiaridades do solo e subsolo, em especial nas áreas de várzeas e solos frágeis e com lençol freático aflorado. Também é necessário que se leve em conta as antigas regiões industriais com suspeita de contaminação por agentes nocivos à saúde da população local e regional. O futuro adensamento construtivo bem como obras viárias dele decorrentes, só poderiam ser levados adiante se tais ações que indicamos no manifestos forem, de fato, cumpridas”, afirma Ros Mari.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA