Moeda Paulista é doada ao Museu da Revolução

0
1246

Foto:

Olga assina documento de doação ao MMDC

Uma moeda do período da Revolução Constitucionalista de 1932 foi doada pela paulista Olga Buttin Grandi ao Núcleo Lapa da Associação Cívica “Sociedade Veteranos de 32 – MMDC”.
A peça histórica, um exemplar cunhado no período da revolução, foi incorporada ao acervo do Núcleo, em 17 de março, e está exposta à visitação pública graças a Olga que guardou a raridade por 75 anos.

História

Ela conta que encontrou a relíquia quando tinha sete anos, em uma praça, no caminho de volta do grupo escolar, em São Carlos, interior de São Paulo. “Também me recordo de ter visto os combatentes voltarem para a cidade. Mas na mentalidade de criança, a gente nem sabia porque eles estavam voltando”, relata ela.
Mãe da educadora Norma Aparecida Grande Vigna, ela conheceu o Núcleo por meio do coronel PM Luiz Nakaharada, quando a filha foi homenageada com uma medalha do MMDC, em 2006.

Relíquia

Para o professor Barros Lima, o exemplar é a única peça que se tem notícia. “A moeda é na verdade uma medalha com seis alianças e em cada uma delas um verso de Guilherme de Almeida (considerado o poeta da Revolução de 32)”, afirma o coordenador do Núcleo.
Segundo ele, Olga sabia apenas que a medalha era de 32 porque estava escrito. “Eu procurei em todos os livros e troquei idéia com o jornalista, escritor e historiador do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Hernani Dona-to, que me informou ter feito uma menção à poesia” Moeda Paulista “, na página 200, do seu livro ‘A Revolução de 32’”.
Para José Carlos de Barros Lima o poema foi inspirado no significado das alianças doadas pela população à campanha que arrecadava ouro para São Paulo durante o Movimento Constitucionalista 32.
A peça histórica pode ser vista na sede do Núcleo Lapa da Associação Cívica “Veteranos de 32 – MMDC”, que fica situada no prédio da Rua Duarte da Costa, 1246, no Alto da Lapa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA