Oberdan lança livro no Palmeiras

0
1243

Foto:

O ex-goleiro do Palmeiras Oberdan Cattani exibe a sua obra autobiográfica

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

A história do ex-goleiro do Palmeiras e da Seleção Brasileira Oberdan Cattani será contada na obra “Oberdan Cattani – A Muralha Verde”, que será lançada no Palmeiras na quarta-feira, 30 de junho. O livro foi escrito pelo engenheiro Osni Ferrari. Oberdan é pai da dirigente da Diretoria de Ensino Centro-Oeste, Walkyria Cattani.
O atleta começou a carreira em 1940, quando o Palmeiras era conhecido como Palestra Itália. Foi bicampeão brasileiro pela Seleção Paulista e disputou dois campeonatos sul-americanos pelo Brasil em 1945 e 1946, sendo duas vezes vice-campeão. Defendeu as cores do Palmeiras até 1955, vindo a terminar a carreira no Juventus no ano seguinte. “Como jogava na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), não havia muitos jogos internacionais”, lamenta.
Oberdan, que completou 85 anos recentemente, foi considerado o melhor goleiro do século pela Federação Paulista de Futebol. Conheceu grandes nomes do esporte do seu tempo, quando não se trocava de equipes com tanta freqüência como agora. “Trabalhávamos mais a bola e amávamos a camisa. Recusei propostas de clubes no Brasil e no exterior. Atualmente, o futebol é bom para ganhar dinheiro”, conta Oberdan.
Ele explica que antes o esporte era amador. Ganhou mais dinheiro vendendo metais de sucata que com o futebol. “Na época, o jogador era considerado bandido. O pai não deixava a moça se casar com atleta porque não sabia como ele a sustentaria”, relembra Oberdan, revelando que a amizade é a melhor herança da carreira.
Interessados podem comprar o livro sobre Oberdan no Box 111 do Mercado da Lapa. Telefone 3834-6618, com Sílvio Katsuragi.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA