Prevenção a escorpiões

0
1105

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Em épocas de calor e umidade, como no verão tropical, a grande incidência de baratas atrai escorpiões, sobretudo em locais, que viraram depósito de entulho e lixo doméstico. A Supervisão de Vigilância em Saúde da Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura da Lapa (Suvs-Lapa) conta com um programa permanente de combate a esses aracnídeos.
Segundo o engenheiro agrônomo da Suvs-Lapa, José Ricardo Ribeiro Hoffmann, o controle do escorpião passa por aplicação de um composto químico, uma espécie de inseticida, que serve para matar barata, o alimento predileto dos escorpiões. “Essa atividade de rotina é importante para deter o avanço das baratas e outros insetos e diminuir a ação dos escorpiões, que são muito resistentes a qualquer tipo de veneno”, esclarece Hoffmann, ressaltando que o baraticida é aplicado em bueiros e bocas-de-lobo.
De acordo com o engenheiro agrônomo, esses aracnídeos atacam no período noturno. Na região da Subprefeitura da Lapa, eles têm sido encontrado mais freqüentemente nos trilhos do trem. “Solicitamos que a população não jogue lixo nesses lugares para impedir a entrada de baratas e, por sua vez, de escopiões”, recomenda.
As crianças e os idosos são as vítimas mais vulneráveis ao ataque do escorpião, podendo levar à morte. “Se alguém foi picado, deve ir ao Instituto Butantã e ingerir soro anti-aracnídico”, alerta Hoffmann, que, em quatro anos nos quadros de funcionários da Prefeitura de São Paulo, nunca viu nenhuma morte provocada pela ação de escorpiões. Mais informações no Instituto Butantã pelo telefone 813-7222.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA