PV quer comunidade escolhendo subprefeito

0
790

O Jornal da Gente abre nesta edição, uma série de entrevistas com lideranças partidárias de modo a analisar o conturbado quadro administrativo na Lapa e região. Quem inaugura esse debate é Eloi Murari, dirigente do diretório zonal do Partido Verde (PV). Segundo ele, a situação seria outra se o subprefeito fosse alguém que conhecesse a realidade local, e tivesse sido eleito pelo voto da população dos bairros. Na sede do diretório do PV (Rua Trajano), Murari concedeu ao JG a seguinte entrevista.

Você concorda com a nomeação de subprefeitos sem vinculação direta com os bairros?
Murari – Sou bairrista e quero dar minha contribuição a esse debate. A verdade, sem rodeios, é que a subprefeitura da Lapa não pode ser ocupada por uma pessoa sem nenhuma ligação com os bairros. Como não conhece a região, ela leva tempo para descobrir as realidades locais. E quando descobre, já está fora da Sub. Para mim, o subprefeito deveria ser uma referência no bairro por ser o elemento da administração pública mais próximo da comunidade.

É possível encontrar um nome para tal função nos bairros?
Murari – Existem na Lapa mais de 160 mil eleitores. É impossível imaginar que nenhum deles tenha condições de ser subprefeito. Mas se isso não acontece, a culpa é toda do prefeito. O processo de escolha do subprefeitos pelos moradores é uma promessa de todos os candidatos a prefeito, inclusive José Serra, que também não cumpriu com o prometido.

Como você avalia o quadro de demandas na região?
Murari – Cabe a cada cidadão perceber o que está acontecendo ao seu redor, se posicionar e defender seus interesses pessoais e políticos. Precisam apreender a reivindicar, protestar. Onde está o prometido parque na antiga usina de compostagem? E o metrô na Lapa, na Leopoldina? Em que década serão construídas as estações?. E a verticalização absurda que toma conta da Romana e Leopoldina? Sem mobilização não é possível conseguir tais coisas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA