Senai oferece cursos na área de saúde

0
936

Foto:

Alunos fazem manutenção de cadeira odontológica, instruídos pela professora Kátia Nagaoka

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Desde 26 de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no bairro (Senai da Vila Leopoldina) conta com duas turmas para o curso de manutenção, instalação e gestão de equipamentos odonto-médico-hospitalares. O curso técnico gratuito dura dois anos e possui 64 alunos – sendo 32 estudando à tarde (das 13h30 às 17h30) e os demais freqüentando as aulas noturnas (das 18h30 às 22h30).
Segundo Claudinei Vieira Maia, coordenador técnico do Núcleo Odonto-Médico-Hospitalar do Senai de Vila Leopoldina, o curso é inédito no Senai e tem a preocupação de atender uma demanda de mercado. “Existe uma grande necessidade de mão-de-obra para hospitais, secretarias de saúde, indústrias autorizadas na área de saúde, que não dão conta da manutenção de equipamentos da área médica e odontológica”, esclarece Maia, ressaltando que o aluno em dois anos está apto para lidar com aparelhos de hemodiálise, ultra-som, raio-x, ventiladores, cadeira de dentista, estufa, autoclave, entre outros acessórios. O curso é ministrado por três professores com formação em engenharia, especializados nas áreas clínica, eletro-eletrônica e mecânica.
De acordo com o coordenador, em três meses de curso, seis empresas e oito hospitais já procuraram o núcleo, necessitando desses profissionais. Mais disse que a preocupação das empresas do setor de saúde e hospitais aumentou devido principalmente às novas e rigorosas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Tanto que os estudantes também aprendem legislação, cuidados em ambiente especial, biossegurança para evitar uma infecção hospitalar ou uma contaminação”, disse Maia, lembrando que o candidato a uma vaga no curso precisa ter o Ensino Médio completo e passar por um vestibular anual, além de uma entrevista, alertando o estudante que precisa ter um cuidado especial num ambiente de hospital, onde existem doentes, sangue, etc.

Projetos

O Senai está aplicando R$ 6 milhões em infra-estrutura e equipamentos nacionais e importados de última geração no mercado. Daqui a seis meses, o núcleo contará com laboratórios, maquinário para calibração e aferição, além de divisória, pisos, ar-condicionado e um auditório, com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento da procura dos estudantes e melhorar a qualidade das aulas. “Acredito que nos próximos dois anos este mercado vai crescer ainda mais”, garante Maia. O Senai de Vila Leopoldina fica na Rua Jaguaré-Mirim, 71. Mais informações pelo telefone 3641-0024 (ramais 214 e 231).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA