ACONTECE

0
853

PIQUENIQUE

O Movimento Boa Praça realiza o 25º Piquenique comunitário neste domingo, 31, na Praça Amadeu Decome, localizada na Avenida Cerro Corá com rua Sepetiba e Aurélia, das 13h às 17h30, com oficina de confecção de passarinhos (13h) e música do grupo Poema Novo além de mutirão de limpeza na área verde. O movimento é formado por moradores da região preocupados com a manutanção das áreas verde e sua adequada ocupação pela comunidade.

SHOW CIENTÍFICO

A Biblioteca Pública Mário Schenberg apresenta o show Científico da Mad Science neste sábado, 30, às 11h. Dinâmico e interativo a apresentação é uma atividade divertida planejada para maravilhar e entreter, agradando inclusive aos adultos. O público poderá realizar nebulosas tempestades de gelo seco, usar um túnel de vento, levitar bolas de borracha, fazer testes de força, alterar ondas sonoras e muito mais.  A biblioteca fica na Rua Catão, 611, na Lapa. Outras informações pelo telefone 3675-1681 e  3672-0456.
 
MUSICAL

A versão nacional da comédia musical “As Bruxas de Eastwick” tem direção de Charles Möeller e Claudio Botelho, com Eduardo Galvão, Maria Clara Gueiros, Sabrina Korgut, Renata Ricci e a participação especial de Fafy Siqueira no elenco. O musical produzido pela Time For Fun em parceria com a Cameron Mackintosh Ltda é adaptação do filme homônimo, baseado no livro de John Updike, que estreia no Teatro Bradesco (Bourbon Shopping – Rua Turiassú, 2.100), em 14 de agosto. A temporada será de quatro meses em São Paulo.  Os ingressos estão a venda na bilheteria do Teatro e em www.ticketsforfun.com.br e em outros pontos de venda que constam no final desse release. Rua Turiaçu, 2100, na Pompéia.

PASSEIO FOTOGRÁFICO

Domingo (31) é dia de passeio fotográfico pelas ruas da Pompéia, coordenado pela fotógrafa, Paula Lyn. Trata-se do Projeto Pompeiando, idealizado pela fotógrafa, que em conversa com Cleber Falcão do Centro Cultural Pompéia, comentou a falta de uma exposição fotográfica sobre a Vila na Feira de Artes da Pompéia. Paula convida os moradores para o passeio que tem o objetivo de registrar imagens da Pompéia. As fotos serão selecionadas e cada participante, segundo ela, terá uma de suas imagens exposta em um Varal Fotográfico que será realizado no Deu Jazz na Pompéia, em outubro, e na próxima edição da Feira, em 2012. A saída do passeio será neste domingo (31), às 8h, do Centro Cultural Pompéia (Rua Ministro Ferreira Alves, 305, telefone 3875-2996).

SUSTENTABILIDADE

O Programa de Ensino a Distância da Companhia de Engenharia de Tráfego iniciou as inscrições para o novo curso “Sustentabilidade e Trânsito”. O objetivo é propor uma reflexão sobre o trânsito e o meio ambiente, visando à adoção de novos comportamentos e atitudes no cotidiano das grandes metrópoles. As aulas começam no próximo dia 31 de agosto e têm carga horária de 20 horas. Em 14 de outubro, haverá um seminário sobre o tema no  Parque Água Branca. Elaborado pela CET com o suporte técnico do Senac, o curso oferece aos participantes textos de apoio, atividades colaborativas, vídeos ilustrativos, atividades de pesquisa e projetos. Serão tratados temas como: cidades poluídas, trânsito caótico, desmatamento, sustentabilidade, mobilidade urbana e o histórico da preservação ambiental. Além disso, durante as aulas serão apresentadas dicas de atitudes sustentáveis. o curso é gratuito e voltado à participação de todos os educadores dos níveis Infantil, Fundamental, Suplência e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, também podem se inscrever estudantes de pedagogia e psicologia, e interessados no tema por meio do site da CET (www.cetsp.com.br/ead).

TEATRO

A luta de três rapazes pela sobrevivência no mundo da prostituição masculina revela um universo caótico, violento e cheio de riscos na peça Garotos da Noite que estréia dia 12 no Teatro Cacilda Becker, na Lapa. Um passeio por clubes, saunas e festas da cidade onde se misturam inquietações, vícios e desejos noturnos de uma metrópole obcecada pelo consumo, sexo e poder. Cabral, Bambolê e Estrela são os personagens centrais da peça. As apresentações serão as sextas e sábados às 21h e Domingos às 19h. A temporada vai até 11 de setembro no teatro da Rua Tito, 295. Outras informações pelo telefone 3864-4513.

OUVIDORIA
 
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo instalou sua Ouvidoria na sessão de quarta-feira, 27. O ouvidor é o juiz-assessor da Presidência, Marco Antonio Martin Vargas, pelo período de dois anos. Para Vargas, “a importância do novo serviço é estabelecer um vínculo com o eleitor, aproximando-o, para que o serviço se aperfeiçoe cada vez mais, na busca da excelência”. A Ouvidoria é mais um canal de comunicação do TRE com o público externo. Através dele, o cidadão pode oferecer sugestões, expor críticas, denúncias, reclamações ou elogios relacionados com as atividades prestadas pela Justiça Eleitoral paulista. A ferramenta possibilita ao Tribunal identificar a qualidade de seus serviços e, dessa forma, buscar a melhoria de sua atuação. O serviço pode ser acessado através de formulário eletrônico existente no site do TRE (Ouvidoria), formulário impresso que poderá ser enviado ao TRE pelo Correio ou depositado em urnas disponíveis em todos os cartórios eleitorais do Estado e também na sede do TRE, e-mail ouvidoria@tre-sp.gov.br ou, ainda, atendimento presencial na sede do TRE, desde que previamente agendado pelo e-mail. Para a manifestação ser analisada pela Ouvidoria, é necessário se identificar. Para receber um retorno da Justiça Eleitoral a respeito de seu comentário, dados como e-mail e endereço serão de preenchimento obrigatórios. A criação da Ouvidoria se deu a partir da Resolução nº 103 de 2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a sua constituição em todos os Tribunais do Brasil.

DISQUE DETRAN

Com o objetivo de oferecer atendimento de alta qualidade ao cidadão, no padrão implementado pelo Poupatempo, o Detran.SP disponibiliza mais um serviço a seus usuários: o Disque Detran.SP. Um novo canal pelo qual o cidadão poderá sanar dúvidas sobre o Departamento de Trânsito, solicitar informações, fazer elogios, críticas ou sugerir melhorias. O serviço está em pré-operação na região metropolitana de São Paulo, incluindo Capital, pelo telefone 3322-3333, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h. O atendimento telefônico dará suporte ao novo portal Detran.SP, que permite a solicitação eletrônica de uma série de serviços, como a Permissão Internacional para Dirigir (PID), a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a CNH Definitiva e o acompanhamento do processo de realização da primeira habilitação.

INSCRIÇÃO

Valorizar experiências inovadoras e bem-sucedidas do ensino de empreendedorismo nas universidades. Esse é o objetivo da 2ª edição do Prêmio Educação Empreendedora Brasil, promovido pelo Sebrae em parceria com a organização internacional Endeavor. O público-alvo são professores universitários e centros de empreendedorismo vinculados a instituições de ensino superior. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de julho, no site www.educacaoempreendedora.org.br. Os finalistas irão apresentar seus relatos na Rodada de Educação Empreendedora Brasil (REE), que acontece de 13 a 15 de outubro, em Porto Alegre.

TERCEIRA IDADE

O Projeto Clicar da Estação Ciência abre inscrições para oficinas que promovem um primeiro contato de pessoas da Terceira Idade com o computador, desfazendo mitos e trabalhando os medos e as dificuldades de novos usuários de computador e internet. As oficinas terão duração de 30 horas/aulas e serão realizadas de quartas e sextas-feiras no horário das 9h às 12h. As inscrições serão realizadas nos dias 2 e 3 de agosto (terça e quarta-feira), das 9h às 12h, na sala do Projeto Clicar na Estação Ciência (Rua Guaicurus, 1394 – Lapa). As vagas são limitadas a 80 pessoas e exclusivas para a Terceira Idade.

FIM DE FÉRIAS

Termina neste final de semana a programação da Trilha Selvagem do Shopping Center Lapa, montada  na Praça de Eventos do Piso Catão do Shopping Center Lapa, com ponte elevada, escalada com rede, jogo interativo para que as crianças localizarem os animais nas suas regiões de origem, oficina com desenhos de bichos em extinção para colorir e brincadeiras ligadas à preservação da natureza. Com um cenário temático, cada criança ainda pode se divertir e aprender a respeitar a natureza, nesses dois últimos dias do evento, gratuito. São distribuído também o Manual de Etiqueta 3.0, que reúne 65 idéias para enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade, objeto do projeto Planeta Sustentável da Editora Abril e demais parceiros. O evento é indicado para crianças de 4 a 11 anos e se encerra no domingo, 31. O horário de funcionamento é das 13h às 19h, com acompanhamento de monitor.  Outros detalhes no Balcão de Informações do Shopping Center Lapa, Rua Guaicurus, esquina com Catão, 72.

BAZAR DO AMOR

A Sociedade de Estudos Espíritas “3 de Outubro” realiza o Bazar do Amor, de 2 a 7 de agosto, na sede da Rua Clélia, 669, na Lapa, com variedade de roupas e calçados, artigos de decoração, de cozinha, artesanato, bijouterias, brinquedos entre outros produtos. O horário de funcionamento sera de terça a sexta-feira das 13h às 20h, sábado das  13h  às 17h, e  domingo das 9h  às 12h. A renda será revertida para os projetos sociais da entidade.

CATA BAGULHO

A próxima Operação Cata Bagulho da Subprefeitura da Lapa acontece neste sábado, 30, nos bairros Lapa, Alto da Lapa, Vila Romana, Vila Ipojuca, Vila Augusto, Siciliano e Vila Argenti. A coleta começa às 10h e vai até as 17h e os objetos podem ser descartados das 7h às 10h em diferentes pontos, no perímetro da Rua Cerro Corá, Rua Barbalha, Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, Rua Belmonte, Rua Monte Pascal, Rua Brigadeiro Gavião Peixoto Rua Barão de Jundiaí, Rua Clélia, Rua Venancio Aires, Rua Coriolano, Rua Miranda de Azevedo, Rua Guiará, Rua Bárbara Heliodora, Rua Marco Aurélio, Rua Aurélia.

CINEMA

A Brazucah Produções realiza, o segundo Treinamento da Rede Brazucah, nos dias 30 e 31. O treinamento tem o objetivo de capacitar estudantes como agentes culturais por meio de palestras sobre o cinema brasileiro e a troca de experiências entre os próprios alunos e o trabalho desenvolvido no projeto. No sábado, o treinamento será na Escola da Rua e no domingo no Teatro da Vila, ambos na Vila Madalena. Nesta segunda edição, o treinamento terá a exibição do filme “Uma Noite em 67”, seguida de debate com o diretor do filme, Ricardo Calil: roteirista, crítico de cinema, redator-chefe da revista Trip, colaborador da Folha de S.Paulo, que fala sobre sua trajetória, dividindo suas experiências e contribuindo com a formação destes jovens amantes do audiovisual brasileiro. Entre os convidados, destacam-se as participações de Zita Carvalhosa da Associação Kinoforum e Fernanda Schaefer do Festival do Minuto. Ao longo do encontro acontecerão também outros tipos de atividades propostas aos agentes. A atividade do dia 31 será aberta ao público em geral. Para participar é necessário fazer inscrição pelo e-mail (assessoria@brazucah.com.br), enviando nome e telefone. O número de vagas é limitado. A inscrição só será validada mediante confirmação.
O treinamento faz parte do projeto Rede Brazucah de Difusão do Cinema Brasileiro, um circuito de exibição de filmes em universidades e escolas de segundo grau presentes em 17 cidades de São Paulo através de 20 agentes (estudantes) que são responsáveis

FESTIVAL DE SOPAS

Neste sábado, mais dois sabores que fizeram sucesso retornam ao Festival de Sopas Ceagesp 2011: Creme de Pinhão com Cream Cheese e Creme de Espinafre com Badejo, atendendo a pedidos do público, junto com a Sopa Kenga (Galinha Caipira com Milho), sugestão de um dos frequentadores. As receitas dividem o cardápio com as tradicionais Sopa de Cebola e Sopa de Cebola Gratinada. O Festival de Sopas funciona às quartas e quintas, das 18h à meia-noite, e às sextas e sábados, das 18h às 3h da madrugada. As pessoas podem servir-se à vontade (apenas das sopas) por R$ 19. Há ainda uma mesa de antepastos e queijos, vendidos a R$ 39 o quilo, além de opções de vinhos de cinco países diferentes, e de outras bebidas, incluindo sucos e refrigerantes. Café e sobremesa complementam o cardápio. A entrada é pelo Portão 3 do Entreposto Terminal São Paulo, da Ceagesp, na av. Dr. Gastão Vidigal, na Vila Leopoldina. O estacionamento é grátis no local.

NOVOS COMPOSITORES

O CEU Jaguaré está com inscrições abertas para  a Mostra de Talentos Musicais. A data de apresentação dia 20 de agosto. Outras informações pelo telefone 3719-2343 – com Ivan Rodrigues.

MEIO AMBIENTE
 
Neste sábado, 30, acontece a eleição para o Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Meio Ambiente  da Lapa – CADES-Lapa – na Subprefeitura da Lapa. A comunidade pode votar nos candidatos a partir das 10h até 16h. A Subprefeitura fica na Rua Guaicurus, 1000.

OLIMPÍADAS

O Governo do Estado de São Paulo promove o “1° Campeonato Estadual Escolar Olímpico – Rumo a 2016” destinado a estudantes praticantes das modalidades atletismo, badminton, ciclismo, judô, ginástica rítmica, natação e taekwondo. O objetivo é selecionar alunos de escolas estaduais, municipais e particulares para representar o Estado nas Olimpíadas Escolares de 2011. O evento pretende revelar novos talentos para as Olimpíadas de 2016, assim como eleger representantes para disputar outras competições no País. Além disso, o campeonato tem como objetivo incentivar a prática do esporte e promover a interação entre os participantes. Os inscritos são divididos em categoria mirim, de 12 a 14 anos, e infantil, de 15 a 17 anos. Etapas regionais de cada uma das modalidades estão sendo realizadas em cidades de todo o Estado, a fim de dar condições para que todos os estudantes do Estado possam competir. Para participar das etapas, o aluno matriculado em uma unidade escolar (municipal, estadual, federal ou particular) do Estado, deve baixar e preencher a ficha de inscrição no site do campeonato (estadualescolar.org.br) e levar este documento preenchido e assinado pela escola e pelos pais ou responsáveis.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA